casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família

Os efeitos colaterais do Microval

Microval, também chamado de Levonorgestrol, é fabricado pela Wyeth Pharmaceuticals. É um medicamento contraceptivo concebido para prevenir a gravidez em mulheres que optaram por tomá-lo como um contraceptivo oral. O contraceptivo é particularmente benéfico para as mulheres que não são capazes de tomar o hormônio estrogênio porque ele contém apenas o hormônio progesterona. Microval não é comercializado nos Estados Unidos, mas está disponível na Austrália, Chile, Venezuela e África do Sul.

Microval é um contraceptivo apenas com progesterona. (A progesterona é um hormônio feminino secretado pelos ovários.) Sua ação como contraceptivo é alterar o muco cervical, afetar o endométrio (as células que revestem o útero) e interromper a implantação do óvulo no útero. Microval irá até impedir a ovulação em alguns pacientes. Microval deve ser tomado como prescrito para obter os efeitos máximos.

Efeitos colaterais

Microval pode causar efeitos colaterais. Seus efeitos colaterais menores podem incluir aumento, sensibilidade e secreção. Também pode haver náuseas e vômitos, bem como uma mudança na libido. Também pode afetar o fluxo menstrual ou causar ligeira hemorragia inter-menstrual (geralmente temporária), juntamente com sentimentos de depressão. Efeitos secundários potenciais

Estes efeitos secundários incluem enxaqueca, inchaço e cólicas abdominais. juntamente com uma erupção alérgica, dismenorreia (períodos menstruais dolorosos) e alterações cervicais que incluem erosão e secreções. Além disso, pode haver candidíase vaginal (levedura infecção), sonolência e purite (uma coceira), juntamente com a intolerância a lentes de contato. Relate esses sintomas ao seu médico para aconselhamento.

Efeitos colaterais adicionais

Outros efeitos colaterais podem incluir perda de cabelo, alterações no apetite e nervosismo e tontura, juntamente com vaginite e catarata. Um efeito secundário grave é o risco aumentado de doença tromboembólica e trombótica, que é o desenvolvimento de um coágulo sanguíneo num vaso sanguíneo que conduz a tromboflebite (um coágulo sanguíneo na perna) ou hemorragia cerebral (sangramento dos vasos sanguíneos no cérebro). Este medicamento deve ser imediatamente interrompido se estas condições ocorrerem.

Contraindicações

O uso de um contraceptivo oral como o Microval é contra-indicado (o que significa que pode aumentar os riscos) em mulheres que têm ou suspeitam de gravidez, não diagnosticada sangramento genital anormal ou carcinoma conhecido ou suspeito da mama ou dos órgãos genitais. Outras contra-indicações incluem doença cerebral-vascular ou doença arterial coronariana, bem como doença hepática.

Considerações

Papanicolaou ou esfregaço de Papanicolaou (um teste para detectar células pré-cancerosas no colo do útero) deve ser feito antes de tomar Microval e periódica testes devem ser administrados enquanto o toma. Os pacientes que estão em risco de contrair diabetes mellitus devem fazer uma leitura de glicose no sangue antes de tomar o Microval e fazer exames periódicos de glicemia durante a administração. Para evitar o risco de problemas cardiovasculares graves, as mulheres que tomam contraceptivos como o Microval não devem fumar.

, , ] ]