O hipotireoidismo descreve uma condição na qual a glândula tireoide produz uma quantidade abaixo da média do hormônio da tireóide. A glândula tireóide está localizada na frente da área da garganta, abaixo da laringe. Esta glândula tem um papel importante na manutenção da saúde geral do corpo humano, pois é o "regulador" do corpo - trabalhando para ajudar a manter os níveis de coração, metabolismo e colesterol equilibrados. Se privado dos níveis necessários de hormônios da tireóide, o corpo se esforça para compensar e é incapaz de prosperar.
Heart
Alterações no coração devido ao hipotireoidismo são muitas vezes sutis e não é fácil de detectar. O coração tem uma capacidade significativa de se adaptar à mudança e o hipotireoidismo pode inicialmente não criar sintomas perceptíveis. No entanto, como a doença não é tratada, o coração começa a se esforçar para bombear o sangue de forma eficiente desde o hormônio da tireóide é um dos principais contribuintes para a saúde dos vasos do coração. Como estes vasos sanguíneos endurecem, hipertensão pode resultar, trazendo pressão arterial elevada, tonturas e, por vezes, hemorragias nasais.
Fertilidade
Mulheres que não têm hipotiroidismo podem sofrer alterações na ovulação devido a perturbações nos seus ciclos menstruais causados por hipotireoidismo. Se uma mulher grávida tem ou desenvolve hipotireoidismo após a concepção, existe uma chance maior de aborto espontâneo ou desenvolvimento incorreto do feto. As crianças nascidas de mulheres com essa condição correm maior risco de defeitos congênitos e podem não se desenvolver intelectualmente a uma taxa normal.
Psicológico
A depressão é uma condição difícil de diagnosticar, já que as causas podem variar de situacional para físico. A glândula pituitária regula o nível do hormônio da tireóide e trabalha em conjunto com o cérebro para equilibrar o quanto é necessário. Quando esse equilíbrio está incorreto, a depressão pode se instalar e criar sintomas de apatia, falta de interesse em atividades externas ou até mesmo fala lenta. Se o hipotireoidismo não for tratado por longos períodos, os riscos de demência aumentam em adultos mais velhos.
Diversos
Uma variedade de outros sintomas está relacionada ao hipotireoidismo. Como o hipotireoidismo afeta o funcionamento dos vasos sanguíneos e a saúde geral do sistema circulatório, muitos pacientes sofrem com anemia, que é baixa nos níveis de ferro no sangue. Isso pode causar dores de cabeça, tontura, cãibras nas pernas e batimentos cardíacos acelerados. Uma condição rara chamada coma mixoma está relacionada ao hipotireoidismo e os sintomas são convulsões e retenção de urina.