"Crítica" é uma das cinco palavras que podem ser usadas para informar outros profissionais médicos, membros da família ou membros da mídia sobre a condição de um paciente. É a mais séria das cinco condições. "indeterminadas", "boas", "justas" e "sérias".
Sinais vitais
De acordo com a American Hospital Association (AHA), um paciente que foi declarado em estado crítico tem alguns sinais vitais que estão acima ou abaixo do normal e /ou não são estáveis. Por exemplo, uma vítima de acidente de carro pode ter uma medição de pressão arterial que flutua entre altos e baixos extremos e tem um ferimento na cabeça que está causando inconsciência intermitente.
Inconsciência
Um paciente listado em estado crítico também pode estar inconsciente. Ela pode estar em coma ou totalmente acordada. Unconsciousness sozinho não é um indicador de um paciente estar em estado crítico.
Crítico, mas estável
Médicos e enfermeiros usam o termo "crítico, mas estável" para distinguir pacientes com doenças com risco de vida ou lesões de aqueles que têm um prognóstico melhor. Como esse termo é contraditório, é recomendado pela AHA que os profissionais da área médica não o usem quando falam para as famílias ou a mídia, pois isso pode ser enganoso.