O estrogênio é um hormônio feminino que é produzido principalmente pelos ovários. Ele serve a muitos propósitos, inclusive ajudando a regular o ciclo menstrual, preservando a densidade óssea e aumentando o crescimento uterino. Um desequilíbrio nos níveis de estrogênio pode causar muitos problemas e sintomas. Sangramento anormal, infertilidade e menopausa podem ser causados por desequilíbrios de estrogênio. Uma simples amostra de sangue, urina ou saliva pode ser avaliada para determinar os níveis de estrogênio. Uma vez que os níveis são avaliados, o tratamento pode ajudar a aliviar os sintomas dos desequilíbrios hormonais.
Estrogênio
O estrogênio, um grupo de hormônios, é produzido na glândula pituitária e é o principal responsável pelo desenvolvimento dos órgãos sexuais femininos. . É composto por três frações: Estrona, que ocorre após a menopausa; estradiol, que é produzido nos ovários e é responsável pela ovulação e afeta a concepção e gravidez; e estriol, que comumente ocorre durante a gravidez. Essas três facções são todas medidas durante o teste de estrogênio.
Níveis normais
A faixa normal de estrogênio varia dependendo da idade do paciente. Tipicamente, mulheres entre 20 e 29 anos terão um nível médio de 149 pg /ml (pictogramas por mililitro). Uma mulher de 30 a 39 anos terá uma média de 210 pg /ml. E aqueles com mais de 40 anos, mas não na menopausa, terão um nível médio de 152 pg /ml. Estes níveis médios podem variar dia a dia, dependendo do ciclo menstrual de cada mulher.
Baixos níveis de estrogênio
Os níveis de estrogênio são considerados baixos quando o intervalo é de 10 a 20 pg /ml. Isso pode ser causado pela menopausa, anorexia e síndrome de Turner. Exercício de resistência extrema também pode reduzir os níveis de estrogênio. Alguns dos sintomas de baixos níveis de estrogênio são fadiga, ondas de calor, suores noturnos, secura vaginal e dificuldade de concentração. Baixos níveis de estrogênio podem deixá-lo exausto e exausto.
Níveis elevados de estrogênio
Níveis acima de 200 pg /ml são considerados altos. Os níveis de estrogênio podem ser elevados por causa da obesidade, doenças cardiovasculares e problemas digestivos. O estresse também pode contribuir para um alto nível de estrogênio. Os sintomas de altos níveis de estrogênio são ansiedade, depressão, alterações de humor e insônia. É importante reduzir os níveis de estrogênio para níveis normais, pois os altos níveis de estrogênio também estão associados com câncer de mama e do útero.
Tratamentos
O tratamento para o desequilíbrio de estrogênio incluirá exercícios e uma dieta saudável. Alguns outros tratamentos podem incluir terapia de reposição de estrogênio e medicamentos alternativos. Terapia de reposição de estrogênio tem visto uma diminuição no uso devido à possível ligação entre ele e câncer uterino, doença cardíaca e acidente vascular cerebral. É importante discutir todos os tratamentos com um médico e seguir o tratamento recomendado para garantir que os níveis de estrogênio sejam monitorados.