casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família

Você pode engravidar aos 58 anos de idade?

Em geral, qualquer mulher que atingiu a puberdade, mas ainda não passou pela menopausa pode engravidar à moda antiga. Certos problemas médicos podem tornar as mulheres inférteis, mesmo no auge da vida, mas é aceito que as mulheres acabam se tornando inférteis com a idade. A tecnologia médica está empurrando as fronteiras desse fenômeno. É possível uma mulher engravidar aos 58 anos de idade, mas a maioria das mulheres precisará de vários tratamentos de fertilidade para isso.

Fatos e Riscos

Enquanto a maioria das mulheres ocidentais passa pela menopausa entre as idades de 45 e 55 anos, mulheres de 60 anos ocasionalmente ainda têm períodos e, portanto, teoricamente, podem engravidar. As mulheres nos países em desenvolvimento tendem a passar pela menopausa cerca de oito anos antes.

A mais antiga “mãe natural” conhecida, o que significa que ela ficou grávida sem intervenção médica, tinha 59 anos. nascimento em 1956. Escusado será dizer, gravidez natural tão tarde na vida é extremamente rara.

Leis de fertilização in vitro - Com o tratamento de fertilização in vitro (FIV), as mulheres em seus sessenta ou mesmo no início dos anos setenta tornaram-se grávidas e realizado com sucesso suas gravidezes a termo. Como a maioria dos países ocidentais tem leis contra procedimentos de fertilização in vitro em tal idade, essas mulheres receberam tratamento na Europa Oriental, Rússia ou outros destinos de turismo médico.

A razão para a proibição nos países desenvolvidos é geralmente que a comunidade médica em cada país decidiu que os riscos do procedimento tanto para a mãe quanto para os bebês superam os benefícios de permitir que as mulheres tenham filhos no final da vida. Simplificando, o risco aumenta com a idade. As mães enfrentam riscos de diabetes gestacional, pressão alta e complicações cirúrgicas do parto cesáreo. Tudo isso é tratável, mas o risco mais sério é o nascimento prematuro. Bebês nascidos a partir de 20 semanas podem sobreviver, mas têm uma chance muito baixa de fazê-lo sem deficiências graves e permanentes.

Armadilhas emocionais e éticas

Um risco mais pessoal e emocional vem da diferença de idade entre pai e filho. Uma mulher que engravida aos 58 anos terá 77 anos quando o filho se formar no ensino médio. Dada a expectativa de vida de uma mulher em média de cerca de 81 anos, é provável que a criança perca seus pais antes de se formar na universidade. Ele também enfrenta risco maior do que o normal de ser órfão quando ainda é menor de idade. Debates éticos surgiram em torno do uso de fertilização in vitro em mulheres pós-menopáusicas. Alguns comparam a proibição de dizer às adolescentes grávidas que elas não podem se tornar mães. Outros apontam que os riscos para o bebê superam o desejo da mãe de ter seu próprio filho biológico, e sugerem a adoção de substitutos ou adoção como alternativas preferíveis. Fale com seu médico e sua família sobre os riscos. , as recompensas e a rede de apoio de que você precisará ao longo da vida da criança, se estiver passando pela menopausa e considerando a gravidez.