A tireóide é a glândula em seu corpo que regula o metabolismo. Produz dois hormônios - T4 e T3. A leitura normal para o Total T4 é considerada entre 4 e 11. No entanto, o nível de T4 sozinho não indica se você tem um problema de tireóide. O teste deve ser combinado com um teste de TSH (hormônio estimulante da tireóide). Como sua tireóide regula o seu metabolismo, os sintomas de uma tireóide hiperativa incluem insônia, irritabilidade, nervosismo, perda de peso e aumento dos movimentos intestinais. Os sintomas de uma tiróide com hipoatividade incluem fadiga, ganho de peso e falta de motivação. Um teste fora dos intervalos normais também pode indicar câncer de tireóide.
O que é T4
T4 é um hormônio da tireóide que tem quatro unidades de iodo. O iodo é usado pela tireóide na produção do hormônio da tireóide e é ingerido através dos alimentos que ingerimos. Há mais T4 em seu corpo que T3, mas é T3 que é o hormônio ativo.
Endocrinologia
Se você acredita que você tem um problema de tireóide, pergunte ao seu médico para recomendar um especialista, conhecido como um endocrinologista. Esses médicos se especializam em problemas com as glândulas endócrinas (glândulas produtoras de hormônios) e estão melhor equipados para ajudá-lo a administrar um problema de tireóide do que um médico de clínica geral. Ele ou ela vai testar seus níveis de tireóide T4, bem como T3 e TSH.
Tireóide Hiperativa
Se você suspeitar que tem uma tireóide hiperativa, seu nível de tireóide T4 e hormônios do TSH podem ser testados simultaneamente. Seu médico pode pedir um teste chamado T4 Total ou Tiroxina Total. Se os resultados mostrarem que o seu nível total de T4 na tiróide está acima do intervalo normal (4-11) e que o seu TSH está abaixo do intervalo normal (0,5-5,5), então você pode ter uma tireóide hiperativa. Isso também é chamado de hipertireoidismo.
Usando um teste chamado Free T4, o intervalo normal é de 0,8 a 1,8. Se o seu teste indicar que o nível de tireoide T4 está acima de 1,8, você pode ter uma tireoide hiperativa.
Tiróide subativa
Usando o T4 total, os resultados do teste que mostram o nível de tireoide T4 estão abaixo da faixa normal (4- 11) e que o seu TSH está acima do intervalo normal, indique uma tiróide hipoativa. Isso é conhecido como hipotireoidismo.
Usando o teste Free T4, se o resultado for menor que 0,8, você pode ter uma tireoide com hipoatividade.
Remédios>
Se você for diagnosticado com hipotireoidismo. uma tireóide hiperativa, os tratamentos incluem terapia medicamentosa, cirurgia ou iodo radioativo. Os dois últimos reduzirão o tamanho da glândula tireóide, reduzindo a quantidade de saída de T4. Terapias medicamentosas podem ajudar a inibir a produção de hormônios da tireóide, mas geralmente não são consideradas uma solução a longo prazo. Com a opção cirúrgica, toda ou parte da tireóide é removida. Com a opção de iodo radioativo, você irá ingerir o iodo radioativo e, ao longo de semanas ou meses, destruirá a totalidade ou parte da tireóide. Nem a opção cirúrgica nem a opção de radioiodo são uma ciência exata e muitos pacientes acabam com uma tireoide com hipoatividade, que é então regulada através de medicação.
Se você for diagnosticado com uma tireoide pouco ativa (ou acabar assim depois remoção da glândula tireóide), você receberá um medicamento de reposição hormonal que deve ser tomado diariamente pelo resto da vida.