O hormônio estimulante da tireoide (TSH) é produzido pela glândula pituitária (na base do cérebro) para regular as quantidades de hormônios tireoidianos no sangue e ajudar a controlar a taxa de uso do corpo. energia. TSH de terceira geração se refere ao teste de laboratório que mede a quantidade de TSH no sangue, mesmo em concentrações muito baixas.
TSH de terceira geração difere da primeira e segunda geração por ter uma sensibilidade funcional (a menor concentração de TSH que o teste pode medir com precisão) de 0,01 a 0,02, que é menor do que outros testes de TSH de geração.
Função
Os médicos usam teste de TSH de terceira geração para rastrear distúrbios da tireoide e monitorar os níveis de TSH naqueles usando medicamentos da tireóide. Os médicos também podem usar o teste para diagnosticar e monitorar problemas de infertilidade em mulheres.
Benefícios Um nível de TSH de baixa terceira geração indica uma tireoide hiperativa (hipertireoidismo), em que um TSH de alta terceira geração reflete uma tireoide com hipoatividade glândula (hipotireoidismo). Ambas as condições se expressam em sintomas como fadiga /nervosismo e perda /ganho de peso. Depois de usar o TSH de terceira geração para diagnosticá-los, os médicos podem prescrever medicamentos que mantenham os hormônios da tireoide sob controle e se livrar dos sintomas.
Alguns medicamentos podem interferir na terceira geração de testes de TSH. Os pacientes devem informar seu médico sobre qualquer medicação que estiverem tomando antes da coleta da amostra de sangue, quando um profissional treinado extrair uma amostra de sangue de uma veia no braço do paciente.
Considerações
Os médicos podem precisar de testes adicionais para alcançar um diagnóstico final para uma condição de tiróide. Normalmente, o teste de TSH de terceira geração é acompanhado por tiroxina (T4) e triiodotironina (T3) para obter um quadro maior da saúde da tireoide.