De acordo com a Mayo Clinic, baixos níveis de testosterona - um hormônio sexual nos homens - podem causar uma diminuição nos pêlos do corpo. Os níveis de testosterona são afetados pelo envelhecimento - diminuindo levemente a cada ano após os 50 anos.
À medida que os níveis de testosterona caem, você corre o risco de desenvolver hipogonadismo - uma condição na qual o corpo não produz testosterona suficiente. Segundo a Clínica Mayo, a perda de pelos corporais - incluindo tornozelos, pés, pernas, tórax ou costas, disfunção erétil e perda de interesse por sexo - são sinais de baixos níveis de testosterona. Se o único sintoma que você tem é perder cabelo nos tornozelos, provavelmente há um motivo mais simples. Mas se você está perdendo cabelo em todo o corpo, e notou uma diferença no seu desejo sexual, converse com seu médico sobre ter seus níveis de testosterona verificados. Circulação
O cabelo cresce a partir de um folículo sob a pele . A má circulação pode interferir com o funcionamento normal dos folículos pilosos. Os pêlos do tornozelo acabam morrendo e caem, mas um novo cabelo deve começar a crescer no mesmo folículo; você normalmente não percebe esse processo normal de crescimento do cabelo. Os folículos capilares recebem nutrientes da corrente sanguínea - o fluxo sanguíneo deficiente pode inibir a função do folículo e o crescimento do cabelo.
A má circulação nos tornozelos pode ser uma parte normal do envelhecimento ou um sinal de uma condição mais grave. Com a idade, você notará menos pêlos nos pés e nos tornozelos. A má circulação pode ser um sinal de um problema cardíaco, artérias bloqueadas ou diabetes. Se você está perdendo cabelo e sentindo formigamento, dormência, vermelhidão ou inchaço - em seus pés ou tornozelos - converse com seu médico.
A má circulação nos tornozelos também pode ser causada por calçados, meias e calças. com elástico ao redor dos tornozelos - calça de moletom ou calças justas - leggings. Você conseguiu novas meias antes de notar a perda de cabelo, sapatos novos? Pense em quaisquer alterações, até mesmo mudanças em seu trabalho ou atividades. Você está de pé por longos períodos de tempo? Mudanças no estilo de vida podem estar afetando sua circulação.
As atividades que você fez durante a maior parte da sua vida podem acabar fazendo com que os pelos do tornozelo desapareçam. Se você tiver usado sapatos de salto alto, como botas de caminhada ou tênis - por muitos anos - a combinação de atrito e diminuição da circulação nos tornozelos pode eventualmente causar a interrupção do crescimento do cabelo.
A falta de atividade também pode diminuir circulação. Faça uma caminhada de 30 minutos 5 dias por semana; mas certifique-se de usar meias soltas e confortáveis sapatos de caminhada de baixo-top.
Estimular o crescimento do cabelo
Se você está de boa saúde e não tem outros sintomas perda de pêlos no tornozelo não deve ser motivo de preocupação. Se você está sentindo falta do seu tornozelo, experimente essas coisas em casa para estimular o crescimento do cabelo. Coloque seus pés para cima; quando estiver em casa, levante os pés - acima do coração - para aumentar a circulação nos pés e tornozelos. Peça a alguém para massagear seus tornozelos enquanto seus pés estão elevados - a massagem aumenta a circulação. Use meias altas no joelho se você tiver que usar meias e evitar sapatos altos por um mês. Use calças mais soltas e evite calças ou calças esportivas por um mês.