A instabilidade mental, ou doença mental, é uma condição que afeta muito os pensamentos e comportamentos de uma pessoa. Indivíduos que são mentalmente instáveis freqüentemente experimentam dificuldade em lidar com as funções cotidianas, demandas e desafios da vida. Existem vários sinais e sintomas que indicam que uma pessoa está sofrendo de uma instabilidade mental. Com tratamento e cuidados, muitos indivíduos são capazes de aprender a lidar com a doença mental.
Crianças
A doença mental se desenvolve ao longo da vida de uma pessoa, começando com a infância. Muitas vezes, tratar uma doença mental logo no início resulta em um resultado mais positivo. Em crianças pequenas, os sinais de instabilidade mental incluem hiperatividade, ansiedade ou preocupação excessiva e pesadelos recorrentes. Em alguns casos, uma criança apresenta problemas comportamentais, como agressão, desobediência e birras frequentes. Uma instabilidade mental também afeta as notas e o desempenho social de uma criança na escola.
Pré-adolescentes
Em alguns casos, uma criança funciona e se comporta de maneira saudável durante seus primeiros anos, depois exibe sinais de desenvolvimento de instabilidade durante seus anos pré-adolescentes. Um pré-adolescente, por vezes, de repente torna-se temperamental, negativo, zangado, incapaz de lidar com as atividades ou problemas cotidianos, e é suicida. Normalmente, essas mudanças emocionais ocorrem com demonstrações externas de desafio à autoridade, como vandalismo, roubo ou faltas. Em alguns casos, um pré-adolescente experimenta problemas físicos, como queixas excessivas de doenças e uma mudança nos hábitos alimentares ou de sono. Em outros casos, o pré-adolescente também se volta para o abuso de substâncias.
Adultos
A doença mental também se desenvolve durante a idade adulta. Um sinal precoce de doença mental em um adulto é o desenvolvimento de depressão prolongada e extrema. Essa depressão inclui pensamentos suicidas, incapacidade de lidar com problemas cotidianos, retraimento social, altos e baixos extremos, mudanças dramáticas nos hábitos de sono e alimentação e ansiedade e medo excessivos. Em alguns casos, um adulto mentalmente doente experimenta alucinações ou delírios. Outros sinais de instabilidade mental incluem abuso de substâncias, raiva, confusão, negação e múltiplas doenças físicas inexplicáveis.
A instabilidade mental é tratável. Muitas vezes, uma pessoa com uma doença mental é capaz de se recuperar completamente com o tratamento. Na maioria dos casos, no entanto, o tratamento apenas melhora a condição. Para melhores resultados, o tratamento deve começar ao primeiro sinal de sintomas de uma doença mental. Normalmente, o tratamento eficaz combina terapia psicológica com medicação.