casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família

Quais são os sinais e sintomas de uma glândula tireóide inchada /ampliada?

A glândula tireóide está localizada na parte frontal inferior do pescoço, bem em frente à traquéia. A tireóide produz hormônios essenciais para o bom funcionamento do seu corpo. O hipertireoidismo, ou aumento da atividade da tireóide, e hipotireoidismo, ou diminuição da atividade da tireóide, pode causar várias complicações de saúde. Estas doenças são as principais causas de bócio, uma glândula tireóide inchada ou aumentada.

Sinais de uma tireóide aumentada

Possíveis sinais de uma glândula tireóide inchada ou aumentada incluem dificuldade em engolir e respirar. Glândulas tireóides extremamente inchadas às vezes podem dificultar a deglutição e a respiração, porque a glândula tireoide inchada pode pressionar o esôfago e a traquéia. Um inchaço visível em forma de borboleta localizado na parte frontal inferior do pescoço pode indicar uma glândula tireóide aumentada. O inchaço pode ser suave ao toque ou pode parecer um nódulo ou muitos caroços pequenos.

Hipertireoidismo

O hipertireoidismo é um excesso de produção de hormônios da tireoide. Além do inchaço, o hipertireoidismo pode resultar em calor corporal extremo, aumento da transpiração, fraqueza corporal e mãos trêmulas. Fadiga, doenças oculares e nervosismo também são sintomas. Quando o hipertireoidismo não é tratado, o batimento cardíaco pode aumentar e a osteoporose pode ocorrer. As mulheres podem experimentar ciclos menstruais irregulares e sofrer de infertilidade. Uma causa comum desses sintomas é a doença de Graves, na qual o sistema imunológico ataca a glândula tireóide e a torna inútil.

Hipotireoidismo

O hipotireoidismo ocorre quando a glândula não produz a quantidade necessária de hormônios. Pesquisa online publicada pela The Hormone Foundation mostra que a doença de Hashimoto é a causa do hipotireoidismo na maioria dos casos. Nesta doença, o sistema imunológico ataca a glândula tireóide até que seja incapaz de produzir os hormônios necessários. Além de uma glândula tireóide inchada, os sintomas de hipotireoidismo incluem extrema letargia, depressão, calafrios, couro cabeludo e cabelos secos, períodos irregulares e constipação.