O corpo humano tem várias glândulas que secretam pequenas quantidades de substâncias chamadas hormônios. Entre essas, destacam-se a glândula pituitária no cérebro, a glândula tireoide no pescoço e as glândulas supra-renais, posicionadas acima de cada rim. Às vezes, quando as pessoas se sentem cansadas, elas responsabilizam essas glândulas. Um endocrinologista qualificado deve ser capaz de fornecer respostas sobre a saúde glandular e, em seguida, fornecer qualquer tratamento associado, se necessário.
Tireóide
A tireoide, um órgão especializado em forma de ferradura, localizado na frente de os lados da porção superior da traquéia, secreta hormônio tireoidiano e calcitonina. A tireóide é responsável pelo metabolismo geral do corpo. Lentidão pode estar associada à disfunção tireoidiana.
Adrenais
As glândulas supra-renais, localizadas no topo de cada rim, secretam epinefrina, norepinefrina e hormônios esteróides, como o cortisol. Epinefrina, ou adrenalina, como é comumente conhecida, é um poderoso estimulante que pode aumentar a freqüência cardíaca, entre seus efeitos metabólicos. O cortisol pode ajudar no controle do estresse, pois ajuda o corpo a manter a função imunológica.
Fadiga
A fadiga pode fazer com que as pessoas se sintam gastas e menos eficientes em seus trabalhos. Às vezes, um descanso está em ordem, mas às vezes um exame físico está em ordem.
Endocrinologista
Os endocrinologistas são médicos especializados no diagnóstico e tratamento de doenças de uma ou mais glândulas. Esses médicos são especialistas bem treinados que estudaram a fisiologia e a patologia das glândulas e que cuidam de pacientes com doenças endócrinas e metabólicas.
Testes de laboratório
Um endocrinologista pode pedir sangue de laboratório, saliva ou testes de urina que podem ajudar a determinar se a fadiga é orgânica ou situacional. Testes comuns incluem T4 e TSH para verificar a função tireoidiana e teste de cortisol para função adrenal.