Uma identidade é uma intrincada teia de experiências de vida, escolhas e estilo de vida. A identidade individual de uma pessoa é aninhada com família, gênero, etnia, amizade, moral e interesses. Embora a identidade seja um termo grande, aplicado a diversas áreas de interesse, a definição de aspectos da identidade pessoal pode ser examinada em termos do que significa ser um ser humano único.
Autoconsciência |
Uma pessoa deve ter autoconsciência e autoconhecimento para ter uma identidade totalmente formada. Com exceção de doença mental grave ou problemas relacionados a drogas, cada pessoa controla suas ações. Escolher um trabalho, relacionamento, valor e /ou fazer um ato impulsivo em particular é uma ação controlada. Um aspecto da identidade é a escolha de uma pessoa para saber que ela é responsável por todas as ações e decisões. Essa autoconsciência e o conhecimento do eu verdadeiro ajudam a formar a identidade.
A auto-estima
Cada indivíduo precisa sentir-se bem com suas contribuições para o mundo. Se uma pessoa não tem autoestima ou baixa auto-estima, provavelmente sofrerá de pensamentos autodestrutivos ou pensamentos de ferir os outros para fazê-lo sentir-se poderoso. "A auto-estima de uma pessoa pode ser refletida em seu comportamento, como em assertividade, timidez, confiança ou cautela", escreve R. Ryckman em seu livro "Theories of Personality". Embora não seja necessário ter uma auto-estima extremamente alta para ter uma identidade, acreditar em seus talentos, traços positivos e valores lhe dá uma identidade útil e saudável em sua comunidade ou sociedade. Por exemplo, as pessoas podem pensar que uma pessoa que está sempre deprimida não pode contribuir ou oferecer ajuda à sua comunidade, enquanto uma pessoa com um conceito mais elevado está compartilhando sua identidade com o público de uma maneira útil.
Crenças e Valores
O que uma pessoa acredita constitui uma identidade. Uma pessoa pode acreditar em religião, abstinência ou a importância da educação, por exemplo. Essas crenças, quando juntas, fazem parte da identidade do indivíduo. Porque as crenças podem mudar - por exemplo, uma pessoa se converte a uma nova religião ou experimenta um evento de mudança de vida que a introduz a uma nova crença - esse aspecto da identidade pode mudar, amadurecer ou ser despertado com frequência. Ao falar com os outros ou tomar decisões, uma pessoa vai ao seu crivo para tomar uma decisão que depende dessas crenças antigas ou novas.
Realização Pessoal
Cada indivíduo tem metas que deseja realizar em sua vida. . Quer ela tenha admitido ou negado a si mesma, essas metas ajudam a moldar sua identidade. Por exemplo, alguém pode querer começar uma família, ter seu próprio negócio, escrever um romance ou pesquisar para encontrar uma cura para uma doença rara. Embora uma pessoa não consiga atingir seu objetivo, faz parte de sua identidade - quem ele é - conquistar essa meta ou objetivos. Se uma pessoa não pode ou não vai tentar satisfazer suas paixões, ela está perdendo uma parte de sua identidade e como ela interage feliz com o mundo ao seu redor.