A temperatura do corpo naturalmente varia ligeiramente após comer ou beber, dependendo do tipo e da temperatura dos alimentos. O corpo conduz calor através de seu sistema circulatório, de modo que o sangue se move para o sistema digestivo e se afasta das extremidades, assim como o calor do seu corpo. Uma vez que a digestão começa, a temperatura do corpo pode esfriar ainda mais em resposta a alimentos frios ou aquecer em resposta a alimentos quentes. Alimentos que consomem mais energia para se decompor, como proteínas, também criam calor corporal como um subproduto do processo de digestão.
Pequenas variações que duram 30 minutos depois de comer são normais. Mas uma sensação de frio acompanhada de calafrios, espasmos musculares do corpo usados para criar calor, pode ser uma indicação de uma condição médica mais grave.
Causas comuns
Calafrios são resposta natural do corpo a uma queda no temperatura, que geralmente é acompanhada de febre. A febre pode ser causada por uma variedade de infecções, como o resfriado comum, gripe ou condições mais graves, como pneumonia, infecções do trato urinário ou meningite. Outras causas
Calafrios após comer também podem indicar hipotireoidismo, uma condição em que a glândula tireóide não produz hormônio tireoidiano suficiente. A glândula tireóide controla muitas das funções essenciais do corpo, incluindo a regulação da temperatura e o metabolismo. Pessoas com hipotireoidismo são extremamente sensíveis a variações de temperatura e particularmente intolerantes ao frio. Outros sintomas incluem ganho de peso, baixa energia, depressão, perda de cabelo, cabelos quebradiços e unhas. Ele é diagnosticado com um exame de sangue simples e fácil de tratar com medicação, mas se não for tratado pode levar a falhas do sistema corporal ou até mesmo a morte.
Pessoas comprometidas com diabetes, desnutrição, anorexia, anemia ou deficiências imunológicas como o lúpus e AIDS também pode experimentar calafrios dramáticos depois de comer.
Aviso
Se calafrios são acompanhados por azia, suor frio e dor no peito ou na parte superior do corpo, pode ser o sinal de um ataque cardíaco e você deve procurar atendimento médico imediatamente.
Se o consumo de alimentos causar arrepios, você deve consultar o seu médico sobre possíveis causas, já que pode ser um sintoma de uma condição médica mais séria.