casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família

Como ler uma tira do monitor fetal

O Monitoramento Fetal Eletrônico Contínuo (EFM) é o padrão de atendimento nos departamentos de trabalho e parto da maioria dos hospitais. As impressões dos monitores fornecem informações para cuidadores profissionais, mas também podem fornecer pistas de apoio aos trabalhadores sobre como ajudar a mulher em trabalho de parto.

Encontre a Frequência Cardíaca Fetal Basal no topo da tira do monitor fetal. Os traçados da freqüência cardíaca fetal normal estão entre 120 e 160. A linha de base será estável com uma variabilidade de dez batimentos, por exemplo, de 120 a 130, ou de 134 a 144.

toco, ou rastreamento de contração uterina, na metade inferior da tira. A linha de base quando o abdômen da mulher está relaxado será de zero a 10. O traçado começa a subir quando a contração começa, o sino se curva para indicar o pico de tensão e volta à linha de base quando a contração termina.>

Verifique até que ponto as contrações estão e quanto tempo elas duram desde o traçado do toco. Os monitores são definidos a uma taxa de um ou três minutos por polegada. A menos que um cateter intra-uterino seja usado, o traçado não indicará a força das contrações. Os traçados variam de acordo com o tamanho da mulher e com a colocação do toco externo.

Observe o padrão da freqüência cardíaca fetal em relação às contrações. Não há problema se a freqüência cardíaca fetal seguir uma linha de base de variabilidade de dez batimentos durante o trabalho de parto. A presença de variabilidade é boa. Um aumento da freqüência cardíaca fetal no início de uma contração é reconfortante. Desacelerações variáveis, quedas repentinas em V abaixo da linha de base, podem indicar compressão do cordão umbilical e necessidade de mudança de posição. As desacelerações tardias, quando a frequência cardíaca desce abaixo da linha de base e só se recupera gradualmente após uma contração, são sinais de que o feto é prejudicado pela falta de oxigênio. As baixas frequências cardíacas durante o estágio de empurrar, no entanto, são uma reação normal à compressão da cabeça e se recuperam rapidamente entre as contrações, que naturalmente são mais distantes então.

Dica

O início de uma a contração pode ser vista na tira do monitor antes que a mãe esteja ciente disso e ainda possa sentir contrações depois que o monitor indicar que elas terminaram. Pode ser útil dar à mãe um aviso de que uma contração começou para que ela possa respirar profundamente antes de ser pega de surpresa pela dor, e dizer a ela que a contração está terminando, para que ela saiba que o desconforto não durará muito mais tempo.

Uma mãe sob anestesia peridural ainda deve respirar lenta e profundamente durante as contrações para oxigenar seu bebê. A faixa do monitor pode ser sua conexão com as necessidades do bebê por meio de contrações que ela não está ciente.

Advertências

Os profissionais de saúde são obrigados a participar de treinamento formal para aprender a ler as fitas eletrônicas do Monitor Fetal. Esta é uma questão de segurança pública. Este artigo não substitui de forma alguma esse tipo de treinamento.

Coisas Necessárias

Monitor Fetal

Impressão de Rastreamento

Mulher Trabalhadora

Unborn Baby