Ciúme e Possessividade
Alguém que é ciumento e possessivo pode ser muito perigoso, até ao ponto de assassinato em casos de perda de emprego, divórcio e outras ocorrências perturbadoras, de acordo com Jack Levin, professor de sociologia e criminologia na Northeastern University. Comportamento ciumento ou possessivo não é fofo, disse Levin em uma entrevista no "Newsweek", e não é um sinal de que ele "ama tanto você". Pessoas invejosas são muitas vezes abusadores, o que é outra indicação de que uma pessoa é capaz de ir longe demais e cometer assassinato. (Consulte a seção de referência).
Temperamento Impulsivo
Uma pessoa que não controla sua raiva ou raiva logo estará - se já não estiver - incapaz de controlar essas emoções. Esta é uma pessoa muito perigosa, disse Derek Wood, RN, BSN, em "Antisocial Personality Disorder Disorder". Wood observa que essas pessoas muitas vezes alternam raiva ou raiva com pequenas expressões de amor e aprovação, o que causa um ciclo vicioso e faz o potencial vítimas de assassinato se sentem impotentes. O assassino em potencial irá exceder um limite após o outro até que ele não tenha senso de limites pessoais e não se preocupe com o impacto dele sobre os outros. (Veja o perfil do site "Sociopath" na seção de referência.)
Delinquência Juvenil -
Criminosos freqüentemente aprendem que uma pessoa que cometeu assassinato tinha uma história de delinquência juvenil ou outro comportamento criminoso. Muitas vezes, essa pessoa também tem uma história de dificuldades ou fracassos acadêmicos, disse Wood. Profilers acham que, juntamente com comportamentos aberrantes, como a crueldade contra animais ou pessoas, muitos assassinos condenados tiveram problemas em fazer amigos e manter amigos. Essas pessoas muitas vezes passam pela vida enganando os outros e aproveitando-se delas. (Veja o site "Perfil do Sociopata" na seção Referências.)
Mentirosos e Narcisistas Habituais
Em "A Personalidade Maligna", Caroline Konrad escreve que mentirosos habituais, narcisistas e pessoas vingativas sem remorsos, quando expostas, são potencialmente muito perigosos. Essas pessoas, ela disse, podem ter um falso senso de religião, mas não têm empatia pelos outros e seu comportamento social é uma fachada. Frequentemente se sentem superiores aos outros e culpam os outros por todos os seus problemas ou por qualquer coisa ruim que aconteça a eles; eles tomam pouca ou nenhuma responsabilidade por suas ações. (Veja o site "Perfil do Sociopath" na seção de referência.)