Muitos tendem a pensar em deficiências físicas, em parte porque as deficiências físicas podem ser óbvias com cadeira de rodas, muletas ou aparelhos ortodônticos. Muitos handicaps ou deficiências podem não ser de natureza física, mas ainda são muito reais. Todos os tipos de handicaps afectam não só a pessoa com deficiência, mas também a família, os amigos e todos aqueles que estão no seu círculo de contacto.
Handicaps Físicos
As deficiências físicas ou deficiências físicas são reveladas de muitas formas diferentes. Uma pessoa com artrite pode ter dificuldade em se mover devido à rigidez ou incapacitação. Dedos retorcidos revelam os estragos de uma condição artrítica. Aqueles que tiveram acidentes podem ter vários problemas físicos, desde lesões no pescoço até paralisia. Diferentes doenças desgastam o corpo. Deficiências físicas podem exigir chaves ou o uso de muletas, outras ajudas para caminhar ou uma cadeira de rodas.
Mais deficiências físicas menores podem significar um braço ou uma perna que não se dobra ou endireita, tornando certos movimentos desajeitados ou impossíveis. A idade pode trazer ombros curvados e fragilidade.
As deficiências físicas também incluem a incapacidade de ouvir (surdez) ou ver (cegueira).
Handicaps mentais
Deficiências mentais ou deficiências não são tão fácil discernir tantas limitações físicas. As deficiências mentais podem ser um problema com os olhos e a mente trabalhando juntos - como na dislexia, quando as letras não ficam onde pertencem na página. As desvantagens mentais podem variar de muito leves a graves, com aquelas que são deficientes no desenvolvimento.
O termo com desenvolvimento deficiente refere-se àquelas que não estão amadurecendo no nível de seus pares devido a algum tipo de deficiência. Isso pode ser um problema interagindo com os outros, como no espectro do autismo, ou um problema com funções mentais e compreensão cognitiva que dificulta o aprendizado, os processos de pensamento e respostas mentais e físicas.
Algumas pessoas levam tempo para pensar coisas através. Outros podem ser ensinados a interagir. Outros ainda têm dificuldade de funcionar na sociedade, e precisam de supervisão e de cuidados constantes.
As deficiências mentais podem derivar de lesões, nutrição inadequada, abuso, uso de drogas ou genética.
Desvantagens emocionais | As desvantagens emocionais podem derivar de escolhas de vida, como uso de drogas, interações medicamentosas, lesões por acidente, genética ou abuso físico e /ou emocional. O uso indevido de drogas confunde uma pessoa temporária ou permanentemente, causando danos emocionais. Um indivíduo pode não conseguir processar a realidade. O uso de drogas pode causar ataques negros, raiva ou escolhas irracionais, ou fazer com que o indivíduo seja anormalmente passivo.
A genética desempenha um papel nas desvantagens emocionais. Um gene anormal pode causar o cérebro a não funcionar em plena capacidade ou causar respostas emocionais incomuns a estímulos. Se os ouvidos forem muito agudos, a música alta ou outros sons podem causar dor e causar lágrimas ou raiva como respostas.
Lesões por acidentes ou abuso podem induzir qualquer número de respostas emocionais devido a lesão cerebral. O abuso provoca desvantagens emocionais, como medo, abstinência e /ou rebeldia. O abuso pode causar esse dano que a vítima abusada, a fim de escapar do medo e da vitimização, pode, por sua vez, abusar de outras pessoas.
Qualquer que seja a causa, as desvantagens emocionais variam de depressão, comportamentos inadequados e escolhas a medos intensos e abstinência Todos interferem nas atividades e interações cotidianas.