O estágio 4 do câncer de ovário não é curável. O câncer de ovário é um câncer perigoso porque é assintomático e muitas vezes não é diagnosticado até que esteja em seus estágios avançados. Entre 2000 e 2010, as taxas de diagnóstico de câncer de ovário permaneceram relativamente estáveis, com uma diminuição de menos de 1% ao ano no número de mulheres diagnosticadas. A taxa de mortalidade e as expectativas de vida permaneceram estáveis.
Estágio IV de câncer de ovário
Estágio IV (qualquer T, qualquer N, M1) é o estágio mais avançado do câncer de ovário. Nesta fase, o câncer se espalhou para o interior do fígado, pulmões ou outros órgãos localizados fora da cavidade peritoneal. A cavidade peritoneal ou cavidade abdominal é a área delimitada pelo peritônio, uma membrana que reveste o abdômen interno e cobre a maior parte de seus órgãos. Encontrar células de câncer de ovário no fluido ao redor dos pulmões (chamado líquido pleural) também é evidência de doença em estágio IV.
Taxa de Sobrevivência de 5 Anos
As taxas de expectativa de vida são determinadas em câncer, olhando para os 5 taxa de sobrevida do ano de pacientes diagnosticados com um certo estágio do câncer. O tipo de câncer e o estágio determinam as taxas de sobrevivência e a expectativa de vida. As taxas de sobrevida em cinco anos, para câncer de ovário e outros tipos de câncer, são responsáveis por fatores como causas de morte não relacionadas, ao fornecer as estatísticas de sobrevida em 5 anos. Geralmente, se os pacientes viverem pelos 5 anos após o diagnóstico, as taxas de mortalidade causadas pelo câncer cairão drasticamente.
Para câncer de ovário em estágio IV, a taxa de sobrevida em 5 anos é de 17,5%.> De acordo com um estudo publicado na revista Annals of Internal Medicine, a expectativa de vida mediana para pacientes com câncer de ovário em estágio avançado é de 2,95 anos. O estudo baseia-se nas taxas de sobrevivência de 5 anos projetadas e uma taxa média de sobrevivência de 1,97 anos em pacientes com 54 anos que foram diagnosticados com câncer de ovário no estágio IV. Pacientes diagnosticados com Estágio I, II ou III, cuja doença progrediu para o Estágio IV, tiveram um adicional de 1 ano adicionado à expectativa de vida mediana porque a progressão do Estágio I para o Estágio IV foi assumida como tendo, em média, 1 ano. Taxas de Sobrevivência por Ano
De acordo com estudos nos Anais de Medicina, a taxa de sobrevivência relativa melhorou ao longo do tempo para aqueles no Estágio IV. Para aqueles diagnosticados com câncer de mama no estágio IV, as taxas de sobrevivência mais do que triplicaram a cada ano, com uma taxa de sobrevivência de 17% no primeiro ano até uma taxa de sobrevivência de 56% para pacientes que viveram cinco anos com a doença. De acordo com a análise das taxas de sobrevida em 5 anos, a taxa de sobrevida dos pacientes 1 ano após o diagnóstico do estádio IV foi de 17%. Para pacientes ainda vivos após 1 ano, a taxa de sobrevivência para o 2º ano foi de 24%. No terceiro ano, a taxa de sobrevivência dos pacientes restantes aumentou para 30%, o quarto ano, 47%, e o quinto ano, 56%.
Estatísticas de Sobrevivência
Apenas 19% de todos os casos de câncer de ovário são diagnosticada no Estágio I ou Estágio II. 75% dos pacientes diagnosticados com câncer de ovário são diagnosticados com câncer de ovário em estágio III ou estágio IV. A taxa de sobrevivência de 5 anos para o câncer de ovário aumentou apenas 8% de 1975 a 2009, e o câncer de ovário tem sido a quinta causa de morte relacionada ao câncer em mulheres desde 1999.