Sushi, abdominais e saunas são perigos comuns para evitar durante a gravidez, mas estimulados por preocupações com produtos químicos, muitas mulheres grávidas estão olhando mais de perto o que está em seus gabinetes de banheiro. Muitos produtos de saúde e beleza contêm methylparaben, um ingrediente que deu origem a controvérsia.
O que é metilparabeno?
Parabens, incluindo methylparaben, são conservantes que impedem o crescimento de bactérias, fungos e mofo para aumentar a prateleira vida em produtos de beleza. De acordo com a Federal Drug Administration (FDA), eles são o tipo mais popular de conservantes usados em cosméticos, hidratantes, xampu, condicionador, produtos antienvelhecimento, creme de barbear, protetor solar, toner e adstringente. A FDA relata que a maioria dos desodorantes e antiperspirantes são livres de parabenos.
Gravidez e Hormônios
De acordo com o Environmental Working Group (EWG), estudos de laboratório mostraram que os parabenos podem perturbar hormônios reprodutivos e, especificamente, mimetizar o hormônio estrogênio. Fit Pregnancy confirma que o metilparabeno é um disruptor endócrino, afetando a rede de glândulas que secretam hormônios humanos, incluindo o estrogênio.
O estrogênio afeta o corpo de uma mulher de várias maneiras ao longo da vida. Durante a idade reprodutiva, faz com que o revestimento do útero se torne mais espesso para receber um óvulo fertilizado. Durante a gravidez, de acordo com o Science Daily, o estrogênio ajuda a manter a gravidez, desencadeia o crescimento fetal e orienta as alterações da mama. Outras preocupações de saúde
EWG afirma que os consumidores americanos recebem exposição repetida e direta de metilparabeno com seu uso diário de produtos de beleza. Os estudos de sites da organização mostrando que traços de parabenos foram encontrados em tumores de câncer de mama, e que o ingrediente tem sido associado ao câncer, irritação da pele e reações alérgicas. O site Healthy Child, Healthy World repete as alegações do EWG de que os parabenos foram associados a um aumento no câncer de próstata e de mama, anormalidades genitais em bebês do sexo masculino, um declínio na qualidade do sêmen em homens e puberdade precoce em meninas. A palavra oficial
A Europa proibiu o uso de metilparabeno de sódio em perfumes porque danifica o pigmento da pele. Nos Estados Unidos, no entanto, a FDA não regulam os cosméticos, e os fabricantes podem usar quaisquer ingredientes, exceto alguns que são especificamente proibidos como venenosos.
Respondendo às preocupações do público, o site da FDA observa que “no presente Não há razão para os consumidores se preocuparem com o uso de cosméticos contendo parabenos ”, particularmente entre mulheres e bebês. A agência alega que está ciente de que os parabenos podem agir como o estrogênio, mas que os produtos não contêm o suficiente do ingrediente para causar efeitos adversos à saúde. Também afirma que estudos anteriores ligando metilparabeno a preocupações com a saúde deixaram muitas perguntas sem resposta. A agência afirma que continuará a reunir novos dados para proteger a saúde e o bem-estar dos consumidores, e que tomará medidas se "determinar que existe um risco à saúde".
Find Paraben-Free Options -
Embora o FDA não possa regulamentar os cosméticos, ele exige que os fabricantes listem os ingredientes no rótulo. Se você optar por evitar o metilparabeno - assim como ingredientes como o propilparabeno, o butilparabeno, o etilparabeno, o isobutilparabeno, o isopropilparabeno ou o benzilparabeno - normalmente você pode encontrar alternativas para seus produtos favoritos que não contenham parabenos na Internet ou em lojas de alimentos naturais.