As notas de progresso são usadas pelos conselheiros para acompanhar as sessões com os clientes. Se você está trabalhando com um novo cliente, você completará uma entrevista de admissão e desenvolverá um plano de tratamento. Depois de ter estabelecido o plano de tratamento, você começará a trabalhar em metas durante suas sessões de aconselhamento semanais ou quinzenais. Muitos conselheiros usam notas de progresso e resumos escritos para documentar a qualidade e a eficácia do processo de tratamento. Você pode descobrir que usa as notas a longo prazo para avaliar possíveis padrões, comportamentos problemáticos ou melhorias na saúde do cliente.
Use pelo menos uma página por sessão para resumir suas anotações. Você pode optar por usar formulários fotocopiados e escrever suas anotações à mão, ou criar um modelo computadorizado e digitar suas anotações após a sessão. Seus formulários devem sempre incluir o nome do cliente, o diagnóstico, o plano de tratamento e as informações pertinentes na parte superior.
Especifique detalhes, como as preocupações do cliente ou suas observações e interpretações sobre o cliente. É importante acompanhar o humor, o comportamento e até a aparência pessoal do cliente. Se ela está ansiosa ou deprimida, por exemplo, pode ter dificuldade em se concentrar ou explicar suas idéias, e pode parecer desgrenhada ou até fatigada. Ao observar essas observações, com o tempo, você provavelmente verá possíveis padrões e até mesmo melhorias.
Prepare um resumo das sessões de aconselhamento, relendo cada uma das anotações da sessão individual. Analise o progresso e observe as metas específicas de tratamento que foram atingidas. Por exemplo, se um objetivo era usar o exercício regular como tratamento para a depressão, você pode avaliar até que ponto o cliente atingiu esse objetivo. Você precisará resumir a razão inicial do cliente para procurar terapia e o tempo que ela passou no aconselhamento. Pode então resumir como o cliente comunicou e determinar se o processo de aconselhamento resultou em alterações dignas de nota.