A tireóide é uma glândula muito pequena em frente ao pescoço que converte o iodo no hormônio necessário para regular o metabolismo do corpo. Ter altos níveis de tireoide significa que, no momento em que os níveis foram avaliados (através de um exame de sangue), a tireóide estava produzindo tiroxina (T4) e /ou triiodotironina (T3), os dois hormônios que constituem o "hormônio da tireóide". Ter altos níveis de tireoide é indicativo de uma condição de saúde subjacente que resulta na hiperestimulação da glândula.
Hipertireoidismo
Os efeitos dos altos níveis de tireoide são indicativos de hipertireoidismo, dos quais existem várias causas subjacentes diferentes. Mas não importa o que desencadeie altos níveis de tireóide, os sinais e sintomas que os pacientes exibem são bastante estáticos. Como o excesso de hormônio tireoidiano significa um metabolismo aumentado, os sintomas elevados da tireoide incluem perda de peso inexplicável, nervosismo, ansiedade, intolerância ao calor, tremores, pressão alta e aumento da freqüência cardíaca de repouso. Pacientes com altos níveis de tireóide podem ter dificuldade em cair e permanecer dormindo. Quando o hipertireoidismo está avançado, os pacientes podem estar com falta de ar e desenvolver fraqueza muscular. Os distúrbios que levam ao hipertireoidismo geralmente se desenvolvem lentamente, tornando difícil a diagnose desta endocrinologia e dos especialistas em tireoide em seus estágios iniciais, o que é crítico no caso de câncer de tireoide.
Doença de Graves
Doença de Graves é a forma mais comum de hipertireoidismo que resulta em altos níveis de tireoide. Essa condição é, na verdade, um distúrbio autoimune que faz com que os anticorpos "ataquem" a glândula tireoide da mesma maneira que os anticorpos fazem com que o corpo reaja aos alérgenos transportados pelo ar. Pacientes com doença de Graves produzem muita tiroxina (T4). Às vezes, os altos sintomas da tireoide associados à doença de Graves incluem o tecido por trás dos olhos do paciente também sendo afetado, causando pressão atrás das órbitas. Nódulos da tireoide
Nódulos da tireoide também podem causar altos níveis de tireoide porque há muito T4 para ser liberado no corpo. Os nódulos são quase sempre de natureza benigna, não relacionados ao câncer de tireoide, e resultam quando os nódulos se formam em um lobo da glândula. Nem todos os nódulos da tireoide resultarão em superprodução de T4, no entanto.
Tireoidite
A tireoidite ocorre quando a glândula tireoide fica inflamada. Isso também pode resultar em altos níveis de tireóide. Alguns tipos de tireoidite, como tireoidite subaguda, resultam em glândula tireoide aumentada e dolorosa, enquanto outros tipos de tireoidite são indolores. A tireoidite é tipicamente de natureza transitória e pode não precisar de tratamento médico extenso.
Tratar os níveis de tireóide alta
Pacientes que sofrem de sintomas elevados da tireóide devem consultar um médico com experiência em endocrinologia e distúrbios da tireóide. Os sintomas da tireoide alta geralmente são tratados com medicamentos antitireoidianos orais que inibem a produção do hormônio tireoidiano, sendo o mais comum o metimazol (Tapazol). Os betabloqueadores também são administrados em conjunto com medicamentos antitireoidianos para tratar a pressão alta e diminuir a freqüência cardíaca. Os sintomas do hipertireoidismo começam a desaparecer em cerca de seis semanas, período durante o qual os níveis elevados de tireoide se resolvem. Outros tratamentos para o hipertireoidismo incluem iodo radioativo, que é tomado por via oral para "matar" a glândula tireóide, de modo que ela não pode mais produzir o hormônio tireoidiano. Os pacientes que optam por este tratamento tornar-se-ão hipotireoideanos e necessitarão de terapia de reposição hormonal vitalícia. Apenas raramente a cirurgia para remover a tireóide é necessária. Esta opção é para pacientes que têm uma resposta fraca à medicação anti-tireoidiana ou à terapia com iodo radioativo.