casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família

É 1.0 Low para a função da tireóide?

A tireóide é uma parte integrante do corpo e quando ele funciona mal, os efeitos podem ser vistos no metabolismo, temperatura corporal, humor, cabelo, nível de energia e muito mais. Tanto homens como mulheres podem sofrer de doenças da tireóide, mas as mulheres correm um risco maior. É importante consultar o seu médico ou um endocrinologista se achar que a sua tiróide pode estar a funcionar demasiado baixa.

T4 test - Tiroxina sérica e tiroxina livre

O primeiro teste que um médico lhe dará é o teste T4 , o principal hormônio da tireóide. Existem duas versões de T4 - tiroxina sérica e tiroxina livre. O intervalo normal para a tiroxina sérica T4 cai entre 4,6 e 12 µg /dL. O intervalo normal para tiroxina livre cai entre 0,7 e 1,9 ng /dL. Um resultado de 1,0 mostraria que a tiroxina sérica é muito baixa e que o paciente está em risco de desenvolver hipotireoidismo. Embora o resultado de 1.0 esteja dentro do intervalo médio para a tiroxina livre, um médico pode pedir mais testes.

teste T3 - Triidotironina sérica e FT31

O teste T3 (também conhecido como Índice T3 Livre ou FT3I) geralmente é solicitado após o teste T4 de um paciente retornar do intervalo médio. A média para o teste de T3 é de 80 a 180 ng /dL, portanto, um nível de 1,0 seria considerado muito baixo.

TSH - Thyrotopin sérico

Thyrotropin sérico (comumente conhecido como TSH) vem da glândula pituitária . Este teste mede quanto T4 existe no corpo. Um intervalo médio é de 0,5 a 6 U /ml. Um nível de 1,0 está dentro do alcance, mas um médico pode querer pedir mais testes, pois está no limite inferior da escala. O paciente pode ser solicitado a voltar para os testes em poucos meses para determinar se o número está caindo.

Outros exames e suas médias

Seu médico pode querer realizar outros testes. Suas abreviaturas e faixas são:

Fracção de tiroxina livre (FT4F): 0,03 a 0,005% (1,0 é demasiado alta) Razão de ligação das hormonas da tiróide (HBR): 0,9 a 1,1 (1,0 é normal) Tiroglobulina sérica (Tg) : 0 a 30 ng /m (1 está dentro da faixa, mas pode ser considerado baixo) Captação de iodo radioativo (RAIU): 10 a 30% (1 é muito baixo)

Tenha em mente que

Por favor, mantenha-se lembre-se de que os números podem mudar dependendo de certos fatores na vida de uma pessoa, e os números de alcance normal fornecidos podem se adequar a cada pessoa de forma diferente. Alguns medicamentos, como antibióticos ou anticoncepcionais, podem fazer com que um número seja maior ou menor que o normal. Informe o seu médico de todos os medicamentos que você está tomando antes do seu teste. Além disso, considere que o seu médico irá planejar um curso de ação mais adequado para você. Nem todo mundo reage da mesma forma a cada medicamento, portanto, um número baixo pode não ser tanto motivo de alarme, desde que você esteja se sentindo saudável. Um bom relacionamento com o seu médico e uma visão aguçada de sua própria saúde e felicidade irão percorrer um longo caminho com o monitoramento de qualquer disfunção da tireóide. , , ] ]