A maioria das pessoas não tem ideia de quão importante é a tireóide para a aparência. De fato, nos Estados Unidos, a condição menos diagnosticada é a disfunção da tireoide, sendo a tireóide hipoativa a mais difícil de diagnosticar. Muitos dos sintomas do mau funcionamento da tiróide parecem-se com outras condições, especialmente em problemas de pele. A pele seca, erupções cutâneas, descoloração, acne e edema são apenas alguns dos problemas de pele associados a problemas de tireóide.
Pele seca
A pele seca e intensa é um dos sintomas de hipotireoidismo que é muitas vezes diagnosticada como eczema , seborreia ou psoríase. Este tipo de pele seca e escamosa não responde a loções, cremes e pomadas típicas. A pele seca induzida pela tireoide é um dos sintomas que parece desaparecer mais rapidamente à medida que os níveis de hormônio tireoidiano do paciente são otimizados com o tratamento com hormônio tireoidiano suplementar.
Rashes
O hipertireoidismo, ou tireoide hiperativa, pode causar uma condição da pele chamada “mixedema pré-tibial”, em que a pele entre os joelhos e os tornozelos fica mais espessa e tem inchaços. Mais raramente, urticária e prurido (coceira intensa) podem ser encontrados quando o corpo está produzindo tanto hormônio tireoidiano quanto muito pouco hormônio.
Descoloração
O hipertireoidismo pode produzir aumento da pigmentação da pele e palmas vermelhas de as mãos. O hipotireoidismo pode tornar a pele amarela, já que o corpo muda a forma como ela metaboliza a vitamina A. Essa é uma condição chamada carotenemia e pode ser facilmente diagnosticada erroneamente como icterícia devido a problemas no fígado.
acne | Comum em adolescentes, quando começa a surgir em alguém que é bem passado a adolescência, o hipotireoidismo pode ser a causa. Não é incomum para acne ocorrer no rosto e voltar quando você é um adolescente, mas quando a acne começa a aparecer em seu cabelo ou no peito, bem como o rosto e costas, então você pode estar lidando com uma tireóide hipoativa.
Edema
Quando a água ou o líquido é retido nos tecidos do corpo, é chamado de edema. Embora os casos leves de hipotireoidismo possam resultar em um ganho de peso de cinco a 10 quilos, principalmente devido à retenção de água, o hipotireoidismo grave pode mostrar os efeitos do edema na pele. A face e as extremidades podem aparecer inchadas à medida que a drenagem linfática é comprometida. Inchaço e inchaço não são atraentes, e esta retenção de líquidos pode ser perigosa e contribuir para insuficiência cardíaca congestiva.
Corrigir problemas de pele induzida pela tireóide
A melhor maneira de corrigir qualquer problema de pele induzido por tireoide é abordar a disfunção da tiróide. Nos casos de hipertireoidismo, em que a tireóide está produzindo muito hormônio, o tratamento padrão é irradiar as glândulas tireóides, destruindo-as. O paciente precisará então tomar hormônio tireoidiano suplementar pelo resto da vida. Em casos de hipotireoidismo, a suplementação de tireóide na forma de hormônio tireoidiano sintético ou natural será prescrita. Em ambos os casos, à medida que os níveis dos hormônios tireoidianos são otimizados, os problemas de pele geralmente desaparecem completamente.