A testosterona livre é um termo que se refere à quantidade de testosterona na corrente sanguínea, geralmente testada em homens com certas condições médicas. De acordo com a Associação Americana de Química Clínica (AACC), a testosterona livre representa apenas 1-4 por cento da testosterona na corrente sanguínea de um macho típico.
O teste da testosterona livre é feito muitas vezes por uma variedade de razões médicas. geralmente (mas nem sempre) em homens. Examinar o que é a testosterona livre, bem como a sua função e importância, é essencial para compreender o papel que desempenha na saúde geral.
Identificação
A AACC define a testosterona livre como testosterona na corrente sanguínea que não está ligada a quaisquer outros produtos químicos. Um tipo semelhante de testosterona, vagamente ligado a uma substância química chamada albumina, é frequentemente medido em exames de sangue, juntamente com a testosterona livre para obter uma medição da testosterona biodisponível, ou BAT.
A testosterona BAT representa apenas uma pequena parte da testosterona. testosterona total. Grande parte da testosterona do corpo está ligada a outros produtos químicos, como a globulina. Testosterona livre, diz o Centro de Deficiência de Testosterona, é um elemento integrante de um quadro global de saúde. Normalmente, medido por um exame de sangue, os níveis de testosterona livre no corpo podem ser ferramentas importantes para os médicos. Medição gratuita de testosterona pode dar ao médico uma boa indicação geral sobre se os hormônios de uma pessoa estão funcionando normalmente. AACC relata que as mulheres, bem como os homens, por vezes, exigem testes de testosterona livre, uma vez que são necessárias pequenas quantidades para o equilíbrio hormonal.
Medir a testosterona livre, de acordo com a AACC, é na verdade uma forma indireta de medem um indicador de saúde muito mais importante - o nível de globulina ligadora de hormônios sexuais (SHBG) na corrente sanguínea.
Saber quanto testosterona biodisponível existe na corrente sanguínea é uma maneira de saber quanto está amarrado em SHBG. Baixos níveis de SHBG têm sido associados ao uso de esteróides, hipotireoidismo (ou redução no desempenho da tireoide) e obesidade. Níveis elevados de SHBG, por outro lado, podem indicar hipertireoidismo, cirrose e uso de estrogênio, afirma o AACC.
Teorias /Especulação
Além das doenças listadas acima, a testosterona livre está relacionada - embora vagamente , de acordo com muitos endocrinologistas - para outros problemas de saúde, especialmente em homens.
Falta de energia, diminuição da libido e problemas de humor têm sido associados a baixos níveis de testosterona livre. No entanto, o Centro de Deficiência de Testosterona afirma que muitos endocrinologistas declaram que estes são sintomas não específicos, ou sintomas que não podem ser diretamente ligados aos níveis de testosterona livre com muita facilidade. Ainda assim, à medida que os homens envelhecem e seus níveis de testosterona declinam naturalmente, estes podem ser sintomas de baixa produção total de testosterona.
Potenciais
Se um médico descobre um problema de saúde devido a níveis anormais de testosterona, ela pode prescrever suplementos testosterona para ajudar com o problema. Muitos homens mais velhos recebem injeções de testosterona para melhorar os problemas de cognição e memória e para aumentar a energia.
A medição da testosterona livre, embora não seja um sistema perfeito, ainda é vital para determinar a saúde geral quando surgem problemas relacionados a hormônios.