Um programa de modificação de comportamento é necessário quando os comportamentos de uma pessoa estão fora de controle, são perigosos ou prejudiciais à qualidade de sua vida. Planos de modificação de comportamento são frequentemente encontrados na saúde mental, incapacidade de desenvolvimento e ambientes escolares.
Para desenvolver um programa de modificação de comportamento, você precisa de treinamento extensivo sobre como e quando desenvolver a melhor rota para modificar o comportamento desejado e determinar conseqüências efetivas. o comportamento não é alterado.
Identifique o comportamento que causa interrupções ou causa problemas para o assunto. Observe o comportamento direta e indiretamente. Assista ao assunto em todos os ambientes - casa, escola e comunidade. Anote as situações em que os comportamentos ocorrem e o resultado. O resultado é uma forma de evitar ou procurar atenção? O comportamento é semelhante em outros estímulos, ou múltiplos estímulos trazem os mesmos comportamentos? O que é importante para o assunto que pode ser usado como conseqüência? O sujeito tem um sistema de suporte para garantir que as consequências também sejam cumpridas?
Relacione os comportamentos em ordem de gravidade. Escolha o comportamento superior e liste as habilidades que faltam no assunto para superar o comportamento. Esta é agora a lista de habilidades que o assunto estará aprendendo.
Liste como as habilidades serão ensinadas. Use frases do tipo: "Bill levantará a mão durante a aula, esperando que seu professor chame seu nome antes de falar durante a aula." Isso inclui o comportamento, a expectativa e o processo a seguir para realizar a meta.
Relacione as conseqüências para interromper, por exemplo: “Bill receberá não mais do que três lembretes antes que uma carta seja enviada para seus pais. Seus pais concordaram em restringir o tempo de televisão se ele receber seu terceiro aviso. ”
Liste como o processo de advertência deve ser implementado:“ Bill receberá um green card por seu primeiro aviso e será "Bill, você precisa levantar a mão e esperar que eu chame você para falar." O segundo aviso é um cartão amarelo: "Bill, você foi lembrado de que precisa levantar a mão antes de falar na aula. Você tem mais um aviso antes de eu mandar uma carta para seus pais.Por favor, lembre-se de levantar a mão e esperar que eu chame você. ”O terceiro aviso é um cartão vermelho:“ Bill, eu precisarei mandar uma carta para casa. aos seus pais hoje. Sabe por quê? ”Deixe o sujeito responder e, se necessário, repita os passos, um aviso de cada vez, e repita o que se espera do assunto.
Determinar por quanto tempo o plano de comportamento estará em vigor.Um plano de comportamento tem uma data de início e uma data de término.Também inclua uma programação regular para revisar o documento. Inclua o que é necessário para que o plano de comportamento seja descontinuado.
Revise o plano, deixando uma seção para a conclusão do plano. Essa será sua maneira de determinar o sucesso do plano de comportamento, a necessidade de continuar o plano de comportamento ou a necessidade de atualizar o plano de comportamento com as mudanças na implementação.
Dica
Abordar apenas um comportamento por vez; Abordar mais de um pode causar estresse adicional ao sujeito. Ele pode ser mais propenso a comportamentos se sentir que está sendo atacado pessoalmente.