casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família

O que é a ginecomastia bilateral?

A ginecomastia bilateral é o aumento de ambos os seios nos homens. A ginecomastia ocorre quando ocorre um desequilíbrio entre os hormônios estrogênio e testosterona. A ginecomastia não é considerada um problema grave, embora alguns homens e meninos sintam desconforto no tecido mamário, juntamente com o constrangimento social. Este distúrbio pode resolver-se ou pode exigir intervenção médica, como medicação ou cirurgia. Sintomas Os sintomas primários da ginecomastia são o tecido mamário inchado e sensibilidade mamária. Ginecomastia bilateral sofre a experiência destes sintomas em ambos os seios, embora possa ocorrer em apenas um lado. Aumento do tecido mamário pode ocorrer de forma desigual entre os dois seios.

Causas

A ginecomastia tem várias causas. Quando o nível de estrogênio no corpo masculino é maior que o nível de testosterona, pode ocorrer ginecomastia. Este desequilíbrio hormonal pode resultar de mudanças hormonais naturais, medicamentos e distúrbios de saúde. Aproximadamente 25% dos casos de ginecomastia não têm causa conhecida. Desequilíbrios hormonais podem ser causados pelo processo natural de envelhecimento, tratamentos quimioterápicos para câncer, doenças do fígado, uso de hormônios esteróides anabolizantes, exposição a hormônios estrogênicos, diálise, uso de maconha, tratamentos hormonais médicos, radiação para os testículos e deficiência de testosterona. Qualquer um destes pode levar a ginecomastia.

Diagnóstico

A fim de diagnosticar ginecomastia, um profissional de saúde irá completar um exame de saúde física, incluindo perguntas sobre medicamentos atuais. Outros testes possíveis incluem palpação (sensação) do tecido mamário, abdome e órgãos genitais, exames de sangue como níveis hormonais, mamografias, raios-X, tomografia computadorizada, ressonância magnética, ultrassonografias e biópsias. O médico também determinará se outras condições estão presentes, como excesso de tecido adiposo na mama, abscessos ou câncer de mama.

Tratamentos

As opções de tratamento variam de acordo com a causa e a quantidade de desconforto que o paciente experimenta . Inicialmente, as condições médicas subjacentes que causam ginecomastia devem ser avaliadas e tratadas por um profissional de saúde. Se a condição continuar a ser incômoda, outras opções de tratamento incluem medicamentos e cirurgia, como lipoaspiração para remover o excesso de tecido adiposo e mastectomia para remover a glândula mamária.

Prevenção

Para prevenir ou possivelmente resolver a ginecomastia bilateral, pare todo o uso de drogas recreativas, como maconha e suplementos destinados a melhorar a musculação, como os esteróides anabolizantes. , , ] ]