Conforme os homens amadurecem, uma grande quantidade de mudanças ocorre no corpo. A maioria dessas ocorrências é causada por diminuições em certos níveis hormonais masculinos. A testosterona, o hormônio masculino dominante, começa a diminuir gradualmente por volta dos 30 anos de idade. As mudanças variam de uma escalada da gordura corporal até o declínio da massa muscular. Entender como essas mudanças acontecem ajudará a retardar ou possivelmente prevenir certas transformações corporais.
Diminuição de Testosterona
Níveis de declínio de testosterona a uma taxa de cerca de 1% ao ano, e aos 70 anos, a diminuição pode se aproximar 50 por cento, de acordo com MayoClinic.com. Níveis reduzidos desse hormônio podem afetar o aumento da gordura corporal, perda de cabelo, alterações de humor e disfunção erétil. Todo homem é diferente e pode não experimentar todos ou alguns desses sintomas. Tratamentos terapêuticos podem reduzir esses efeitos. Algumas dessas reações podem passar despercebidas por um período de tempo. Se os sintomas parecerem graves ou se tornarem difíceis de tratar, é melhor consultar um médico.
Perda de Massa Muscular
A perda de massa e força muscular à medida que o corpo masculino amadurece é medicamente denominada de sarcopenia. Em um artigo publicado em 2002 no site oficial da Universidade do Novo México, “essa mudança começa por volta dos 40 anos e aumenta após os setenta e cinco anos”. A sarcopenia é predominantemente observada em indivíduos sedentários, mas também está presente em indivíduos ativos. Este efeito do envelhecimento pode ser parcialmente reversível com um regime de treinamento de peso sólido. O treinamento de resistência tem sido relatado para influenciar o sistema neuromuscular, as concentrações hormonais e as taxas de síntese de proteínas, resultando em manutenção ou crescimento de massa muscular magra.
Aumentos na gordura corporal
Os machos geralmente experimentam aumentos visíveis na gordura corporal devido a o efeito de níveis hormonais abaixados. Níveis reduzidos de testosterona levam a um ciclo indesejado de crescimento de gordura abdominal. Este ganho de circunferência do estômago leva ao aumento da atividade da aromatase, que converte a testosterona em estradiol. Mais predominante no sexo feminino, o estradiol reduz ainda mais a testosterona e aumenta a susceptibilidade da produção de gordura abdominal.
Menopausa masculina
A menopausa masculina, ou andropausa, é referida como a combinação de sintomas que são um efeito de queda hormonal níveis, de acordo com MayoClinic.com. Os sintomas incluem alterações na função sexual, padrões de sono e uma variedade de possíveis diferenças emocionais. Um profissional de saúde pode avaliar possíveis causas de sinais e sintomas e explicar as opções de tratamento. Honestidade com os médicos, mesmo sobre temas desconfortáveis, como possível disfunção erétil, é necessário para receber os devidos cuidados.
Alterações no humor
Redução dos níveis hormonais nos homens tem sido associada a mudanças no humor. Alguns sintomas emocionais incluem depressão, nervosismo, irritabilidade e fadiga incomum. Os níveis esgotantes de testosterona também estão relacionados à perda de memória e às dificuldades de concentração.