casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família

Exercício e endometriose

A endometriose é um distúrbio causado quando o revestimento do seu útero, conhecido como endométrio, cresce fora do útero. Os sintomas podem incluir dor pélvica, especialmente durante o período menstrual, dor durante a relação sexual, necessidade freqüente de urinar, sangramento excessivo durante o período menstrual ou entre períodos e infertilidade. A endometriose é tipicamente tratada com medicamentos, terapia hormonal e, em alguns casos, cirurgia. Segundo o Centro de Saúde da Mulher Jovem no Hospital Infantil de Boston, o exercício pode ajudar a melhorar os seus sintomas.

Como o Exercício Ajuda

De acordo com a Fundação T. Colin Campbell, as mulheres que se exercitam têm um risco reduzido de endometriose em desenvolvimento. Isso pode ser devido ao fato de que o exercício regular diminui a quantidade de estrogênio que seu corpo produz. A endometriose é uma condição considerada dependente de estrogênio. Além disso, o exercício promove a circulação e libera endorfinas, que aliviam a dor e produzem substâncias químicas "boas" em seu cérebro. O Centro para a Saúde de Jovens Mulheres no Hospital Infantil de Boston sugere que esses dois benefícios podem melhorar os sintomas da endometriose, diminuindo a dor e promovendo o fornecimento de oxigênio e outros nutrientes para todo o seu corpo pela corrente sanguínea.> Um estudo publicado na edição de janeiro de 2003 do "American Journal of Epidemiology" pelos pesquisadores Preet K. Dhillon e Victoria L. Holt afirma que as mulheres que participam de atividades físicas regulares e de alta intensidade têm uma redução de 75% no risco de desenvolver endometriose em comparação com mulheres que não participaram em qualquer forma de exercício. O desempenho irregular da atividade ou exercício de baixa intensidade não foi associado a um risco reduzido. Exercícios de alta intensidade como correr, andar de bicicleta, nadar e jogar tênis são benéficos para reduzir seus sintomas.

Exercícios de Kegel

Exercícios de Kegel fortalecem seus músculos pélvicos. De acordo com Robert H. Phillips, fundador do Center for Coping, e a enfermeira Glenda Motta em seu livro "Lidando com endometriose", os exercícios de Kegel podem ajudar com certos sintomas da endometriose, como a necessidade de micções freqüentes e problemas na bexiga. .

Para realizar este exercício, esvazie sua bexiga. Sente-se ou deite-se. Localize seus músculos pélvicos, que são os músculos que você usa para interromper o fluxo de micção. Contrate estes músculos para uma contagem de 10. Você deve sentir um movimento interior em direção ao seu reto. Solte e repita por 10 minutos, três vezes ao dia.

Consulte o seu médico antes de iniciar um programa de atividade física, especialmente se você for novo no exercício ou tiver um estilo de vida sedentário. Não comece imediatamente com um programa de alta intensidade. Em vez disso, comece com exercícios de baixa intensidade, como caminhar e trabalhar até exercícios mais intensos, à medida que seu corpo se acostuma com exercícios regulares.