casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família

Dores de cabeça e baixa progesterona

A progesterona é um hormônio que desempenha um papel significativo na menstruação, gravidez e envelhecimento. A forma química da progesterona, chamada progestina, é usada em pílulas anticoncepcionais e, mais tarde, na terapia de reposição hormonal. Em ambos os sexos, o hormônio ajuda a manter o cérebro, o sono e a saúde dos nervos. Com a idade, os níveis diminuem naturalmente, o que afeta a saúde da mulher de várias maneiras, incluindo a redução da elasticidade da pele e a incapacidade de criar novos ossos. Uma das causas da enxaqueca é uma queda natural nos níveis de progesterona.

Dores de cabeça e enxaqueca

Dores de cabeça e enxaquecas são sintomas comuns que ocorrem quando os níveis de progesterona flutuam e chegam ao limite mínimo. As mulheres são propensas a esses sintomas durante o ciclo menstrual e na ovulação. As dores de cabeça hormonais são imprevisíveis e aparecem subitamente. Eles são especialmente imprevisíveis durante a perimenopausa, quando o hormônio é o mais errático. As mulheres que nunca tiveram problemas com a dor de cabeça podem começar a sofrer com regularidade neste ponto de suas vidas, de acordo com Marcy Holmes, NP, médica certificada pela menopausa e colaboradora do Women to Women. Uma maneira de saber com certeza se a deficiência de progesterona é responsável pela dor na cabeça é rastreando os sintomas. Anote quando as dores de cabeça ocorrem, juntamente com o início eo fim da menstruação.

Uma razão pela qual os especialistas acham que as dores de cabeça estão ligadas aos baixos níveis de progesterona é porque a dor de cabeça ocorre cerca de três vezes mais em mulheres do que homens, de acordo com a National Headache Foundation. Enquanto dores de cabeça intensas são tão comuns em meninas e meninos, a condição aumenta drasticamente após o início dos períodos de uma menina. Estima-se que 60 por cento das enxaquecas em mulheres ocorram quando os níveis de progesterona são baixos - em torno da menstruação e da ovulação.

Diagnóstico

Medicações eficazes comprovadas estão disponíveis para o tratamento da dor de cabeça relacionada à progesterona. Uma vez que essas dores de cabeça são únicas na causa, o diagnóstico adequado pode garantir que as mulheres recebam o tratamento correto, de acordo com um artigo do Dr. Stephen D. Silberstein, publicado em 2008 na revista “Headache.” Critérios diagnósticos para enxaqueca associada a hormônios Aura inclui ataques que ocorrem exclusivamente durante a menstruação em dois dos três ciclos, dor com duração de quatro a 72 horas e uma variedade de características, tais como qualidade pulsante ou causando náuseas ou sensibilidade à luz.

Tratamento

passo para evitar dores de cabeça hormonais é através da nutrição adequada, de acordo com Holmes. Eliminar carboidratos simples e açúcares, incluindo alimentos processados ​​e assados. Os derivados da ergotamina, também conhecidos como alcalóides da cravagem do centeio, podem ajudar a tratar a dor de cabeça com início rápido. Over-the-counter, antiinflamatórios não-esteróides (AINEs), como o ibuprofeno, podem fornecer alívio preventivo a curto prazo. Outros medicamentos comprovadamente eficazes incluem naproxeno sódico ou Aleve e triptanos.