As mulheres grávidas podem desenvolver um resfriado de uma vez ou outra durante os nove meses de gravidez. Sintomas graves de resfriado podem exigir o uso de medicamentos vendidos sem receita médica para alívio. De acordo com o médico da família americana, a maioria dos medicamentos vendidos sem receita tem um excelente perfil de segurança, enquanto alguns têm segurança não comprovada ou são conhecidos por afetar adversamente o feto. Sempre entre em contato com seu médico antes de tomar qualquer medicação durante a gravidez.
Alívio da Dor
Durante um resfriado, você pode sofrer de dor de cabeça, dor de garganta, febre leve e dores no corpo. O acetaminofeno de força regular (Tylenol) é o analgésico recomendado para uso durante qualquer trimestre da gravidez. É considerado seguro durante a gravidez, desde que você não tome mais do que a dose recomendada no rótulo, relata o Baby Center. Aspirina e ibuprofeno devem ser evitados. Se você está sofrendo de dor severa e paracetamol não está fornecendo alívio adequado, entre em contato com seu obstetra para mais instruções.
Anti-histamínico
De acordo com o médico da família americana, clorfeniramina (Chlor-Trimeton) é o anti-histamínico de escolha durante a gravidez. Este medicamento destina-se a aliviar os sintomas de alergia, como coriza, coceira na garganta e olhos lacrimejantes.
Descongestionante
Pseudoefedrina (Sudafed) é um descongestionante que é considerado seguro para o segundo e terceiro trimestres da gravidez. É usado para aliviar a congestão nasal e sinusal e desconforto. É melhor evitar a pseudofedrina durante o primeiro trimestre devido a alguns relatos de possíveis defeitos congênitos, relata o Baby Center. Tratamentos alternativos para congestão nasal durante a gravidez incluem spray nasal salino e lavagem. O vapor quente de um banho corrente e óleo de eucalipto pode ajudar a abrir as passagens nasais e proporcionar alívio.
O dextromitrofano (Robitussin DM) é considerado seguro para a tosse durante a gravidez, afirma OB Focus. Desconfie de outras formulações para tosse, pois muitas contêm álcool. Se o dextrometrofano não estiver fornecendo alívio adequado da sua tosse, contate seu obstetra. Ela pode ser capaz de prescrever uma alternativa segura. Pastilhas para a garganta ou chá com mel e limão podem ajudar a relaxar a tosse e proporcionar um alívio relaxante para a garganta.