Durante a gravidez, as flutuações hormonais e as mudanças físicas no corpo e no ambiente da mulher podem afetar o bem-estar e causar ansiedade. Infelizmente, os medicamentos sedativos e ansiolíticos usados com segurança antes ou depois da gravidez podem ser perigosos durante alguns trimestres da gravidez. Produtos à base de plantas têm sido usados há séculos para tratar a ansiedade, e alguns podem ser usados com segurança com supervisão médica durante a gravidez.
Uma flor de maracujá
Uma erva menos conhecida estudada para tratar a ansiedade é a flor de maracujá, da passiflora tropical "Segundo a Comissão Alemã E, a flor da paixão parece mais eficaz e segura do que um antidepressivo líder, o oxazepam, usado para ansiedade. O extrato líquido da flor é a formulação mais comum usada. No entanto, a flor de maracujá pode ser possivelmente inseguro durante a gravidez, quando ingerido, de acordo com a Associação Americana de Gravidez, de modo que o uso tópico pode ser considerado como uma alternativa mais segura. Lemon Balm, um anti-infeccioso e erva calmante, é um elevador de humor conhecido e agente calmante, de acordo com o New York University Langone Medical Center. Esmagar as folhas libera óleo de limão para fricções e inalações tópicas. Folhas secas podem ser mergulhadas em água quente para o chá. Outras fontes de ervas de limão, incluindo a verbena, têm sido utilizadas de forma semelhante, mas são menos estudadas do que a erva-cidreira para a ansiedade. Embora mais frequentemente associada ao tratamento de erupções cutâneas, a avena savita tem uma aplicação mais ampla do que apenas uso tópico. Conhecida geralmente como aveia ou palha de aveia, a avena é provavelmente segura durante a gravidez e foi reconhecida pela Comissão Alemã E como um agente calmante para os nervos. Máscaras de aveia, banhos, imersões ou loções aplicadas topicamente podem reduzir os sintomas de ansiedade e sintomas associados, incluindo inquietação e dor de cabeça. Camomila
Embora a camomila alemã não tenha evidências suficientes para apoiar a eficácia ou a segurança, seu uso é anedótico para reduzir a ansiedade e insônia, de acordo com o banco de dados NaturalMed. Seus altos níveis de cálcio e magnésio também aliviam o inchaço das articulações, que pode ocorrer durante a gravidez e podem agravar a ansiedade e o desconforto.
Embora os dados europeus da Comissão Alemã E e grupos de trabalho similares apoiem o uso de preparados fitoterápicos puros como tratamentos médicos, os produtos comercializados e disponíveis nos Estados Unidos não estão sujeitos à fiscalização pela Food and Drug Administration. Nenhuma quantidade de ervas é padronizada ou verificada, e seu verdadeiro conteúdo e segurança também são desconhecidos.