Um dos primeiros sintomas da gravidez é uma dor nas costas. A Associação Americana de Gravidez aponta que, embora seja um sinal precoce de gravidez, uma dor surda na região lombar pode persistir até o parto. Há várias maneiras pelas quais uma mulher pode acalmar sua dor nas costas sem o uso de medicação. Mas quando a dor é moderada ou persistente, um prestador de cuidados de saúde pode recomendar uma medicação sem receita médica ou de força de prescrição. Acetaminophen
American Family Physician marca paracetamol como o analgésico de escolha durante a gravidez . É classificado como um risco FDA Categoria B para uso durante a gravidez, o que significa que não há risco fetal demonstrado em estudos com animais ou que os riscos fetais não foram encontrados durante os estudos fetais humanos. É importante usar apenas acetaminofeno regular na menor dose efetiva. Exceder a dosagem recomendada é especialmente arriscada durante a gravidez. O ibuprofeno, embora também um risco de Categoria B, deve ser tomado somente quando o paracetamol não é tolerável ou quando um prestador de cuidados médicos o recomenda. Não deve ser tomado de forma alguma no terceiro trimestre, quando se torna um risco de Categoria D, o que significa que existe evidência positiva de que um feto humano está em risco quando este medicamento é usado. American Family Physician exorta mães a usar o ibuprofeno com cautela, o que significa que é melhor evitar a droga, se possível.
Oxicodona
Oxicodona é um analgésico prescrito que é eficaz no tratamento de moderada a grave dor nas costas. Esta droga é um opióide e pode se tornar viciante. OB Focus relata que a oxicodona tem uma classificação Categoria B por segurança. Algumas variações da oxicodona incluem um comprimido que contém oxicodona e acetaminofeno.