Folha de framboesa é um dos mais antigos e mais tradicionais medicamentos fitoterápicos recomendados por parteiras e herbalistas para mulheres em seu terceiro trimestre de gravidez. Embora a folha de framboesa não afeta os níveis hormonais diretamente, ela parece ter propriedades diretas e benéficas nos tecidos reprodutivos das mulheres durante a gravidez. Os medicamentos fitoterápicos não se destinam a substituir os cuidados médicos, por isso, consulte a sua parteira e um médico antes de comprar produtos foliares de framboesa.
Folha de framboesa vermelha, também conhecida como Rubus idaeus, tem sido usada como uterina tônico na gravidez e um partus preparator para o nascimento desde o final do século XVI. Folha de framboesa não funciona, fornecendo estrogênios vegetais ou modulando os níveis de estrogênio, mas interagindo diretamente com o útero. Segundo Ruth Trickey, parteira e autora de "Women, Hormones &the Menstrual Cycle", as folhas da framboesa são ricas em antioxidantes, vitamina C, A, cálcio, taninos e substâncias químicas chamadas fragrinas que relaxam o útero grávido. As bagas contêm ácido elágico, que pode modular os níveis de estrogênio quando ingeridos, mas os frutos de framboesa raramente são encontrados em suplementos ou recomendados durante a gravidez.
Contrações uterinas
Em um estudo publicado no "British Journal of Pharmacology "em 1970, pesquisadores do London Hospital Medical College testaram extratos de folhas de framboesa nos tecidos do útero de animais e ratos in vitro. Folha de framboesa tinha uma ação específica sobre os tecidos uterinos de ratos e humanos grávidas, inibindo e coordenando as contrações, enquanto não teve efeito sobre os tecidos uterinos não grávidas. Os pesquisadores concluíram que a folha de framboesa teve um efeito farmacológico direto sobre o útero, apoiando o uso histórico de folhas de framboesa na gravidez e trabalho de parto.
Folhas de framboesa pode encurtar a duração do trabalho durante o parto. De acordo com um estudo publicado no "Australian College of Midwives Incorporated Journal" em 1999, pesquisadores do Westmead Hospital na Austrália compararam a experiência de trabalho de parto e parto entre mulheres que tomaram folhas de framboesa e mulheres que não tomaram. Folha de framboesa teve um efeito significativo sobre a duração do trabalho de parto, encurtando-o sem efeitos colaterais aparentes ou reações adversas. Além disso, as mulheres que tomavam folhas de framboesa eram menos propensos a necessitar de intervenção artificial na forma de fórceps, cesariana ou parto a vácuo.
Segurança e Toxicidade
De acordo com Drugs.com, a folha de framboesa é considerada segura e não-tóxico. Nenhuma reação adversa, efeitos colaterais ou interações medicamentosas foram relatados até o momento. Taninos na folha de framboesa podem reduzir a absorção de ferro nos intestinos, por isso é melhor tomar a folha de framboesa longe das refeições. A framboesa afeta os músculos uterinos e altera as contrações, portanto, use somente durante a gravidez, sob a supervisão de uma parteira e de um médico.