casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família

Raiz de urtiga e níveis de estrogênio

A raiz de urtiga tem sido usada há séculos como uma medicina popular tradicional para tratar de tudo, desde entorse muscular até gota. Recentemente, a raiz de urtiga vem ganhando atenção científica como um bloqueador natural de estrogênio, particularmente na Europa, onde é amplamente utilizado como uma terapia para a hiperplasia benigna da próstata.

Hiperplasia benigna da próstata

A próstata é uma glândula reprodutiva masculina que ajuda a expulsar o sêmen durante a ejaculação. A hiperplasia benigna da próstata, ou HBP, é uma condição bastante comum em homens à medida que envelhecem. Um grande fator no aumento da próstata é o volume de estrogênios circulantes, que normalmente aumenta à medida que os homens envelhecem. Raiz de urtiga contém substâncias químicas que diminuem a produção de estradiol e estrona, inibindo a produção de uma enzima chamada aromatase que é necessária para a sua produção, de acordo com o Centro Médico da Universidade de Pittsburgh. O estrogênio está associado a muitos problemas de saúde além da HBP, tanto em homens quanto em mulheres. Muitas mulheres na menopausa sofrem de uma condição conhecida como síndrome de dominância do estrogênio, que tem sido associada a doenças como resistência à insulina, doença fibrocística da mama, câncer de mama, endometriose, miomas e cistos ovarianos. Outros sintomas associados aos níveis excessivos de estrogênio em mulheres incluem pele seca, secura vaginal, irregularidades menstruais, depressão, ganho de peso e enxaquecas. Além do aumento da próstata, os homens que sofrem de excesso de estrogênio podem apresentar mamas aumentadas, perda de massa muscular e vários graus de disfunção sexual. Outros sintomas associados aos níveis excessivos de estrogênio nos homens incluem aterosclerose, risco elevado de derrames e ataques cardíacos e cânceres hormonais.

A raiz de urtiga é um suplemento de ervas que às vezes é usado como tratamento tradicional para o excesso de estrogênio. . O Centro Médico da Universidade de Maryland relata que testes em humanos descobriram que o impacto do tratamento com urtiga na HBP é similar ao impacto da finasterida, um medicamento freqüentemente usado para tratar HBP. Raiz de urtiga é amplamente disponível em lojas de alimentos saudáveis ​​e empórios de ervas como cápsulas, comprimidos, extratos, folhas secas, tinturas e chá. Também é comumente encontrado como um ingrediente em suplementos nutricionais. A quantidade de raiz de urtiga pode diferir em cada uma destas preparações, por isso é difícil determinar uma dose terapêutica exacta. Portanto, você deve seguir as recomendações do seu médico sobre a ingestão.

Precauções

As ervas medicinais têm sido usadas com segurança por centenas de anos. No entanto, é melhor levá-los sob a supervisão de um profissional de saúde experiente. Alguns indivíduos podem notar efeitos colaterais como distúrbios estomacais, retenção de líquidos e diarréia moderada ao tomar urtiga; o seu médico poderá dizer se é uma preocupação séria para si.