AndroGel é o nome comercial de um medicamento tópico de testosterona. AndroGel é claro e incolor, e contém 1% de testosterona, o ingrediente ativo. É comumente usado como uma forma de terapia de reposição hormonal para homens que sofrem de hipogonadismo, que a Clínica Mayo descreve como uma condição marcada por uma baixa produção de testosterona. No entanto, a terapia de reposição de testosterona, ou TRT, é mais benéfica no tratamento de casos de hipogonadismo causado por insuficiência testicular. Quando usado diariamente, esta medicação pode frequentemente reduzir os sintomas associados a esta condição.
Puberdade
Um benefício potencial do uso de AndroGel é ajudar a estimular a puberdade em meninos que experimentam atraso pubertal como resultado de hipogonadismo.
Densidade óssea
O AndroGel também combate a osteoporose, uma complicação potencial do hipogonadismo. A osteoporose é caracterizada por uma perda de densidade óssea juntamente com o enfraquecimento do tecido ósseo devido aos baixos níveis de testosterona. Isso faz com que os ossos se tornem frágeis e fracos, levando a um maior risco de quebras e fraturas. A aplicação de testosterona ajuda a aumentar e manter a densidade óssea em homens, de acordo com a Cleveland Clinic. Outro componente da testosterona tópica é uma composição corporal melhorada. Níveis anormalmente baixos de testosterona podem diminuir a massa muscular em homens, explica a Mayo Clinic. Também pode aumentar a quantidade de gordura no corpo. Mas, complementando a produção de testosterona, AndroGel aumenta a massa corporal magra, enquanto diminui a massa gorda em homens que sofrem de hipogonadismo. Homens que sofrem de hipogonadismo podem começar a desenvolver tecido mamário, de acordo com a Clínica Mayo. Esta é outra complicação dos baixos níveis de testosterona. Usando AndroGel pode contrariar o crescimento dos seios em homens, também conhecido como ginecomastia.
Saúde Mental
Ambas as clínicas Cleveland e Mayo concordam que AndroGel pode afetar positivamente o humor de um homem. Os baixos níveis de testosterona associados ao hipogonadismo estão ligados a dificuldades mentais e emocionais nos homens. A substituição da testosterona melhora o humor e promove uma sensação de bem-estar. Também pode combater a fadiga, a baixa libido e a falta de concentração como resultado de baixos níveis de andrógenos.