Os atletas usam drogas relacionadas ao desempenho desde os antigos gregos. Lá atrás, em 776 aC, alguns usavam alucinógenos e comiam testículos de animais para melhorar de acordo com o ProCon.org. A gonadotrofina coriônica humana ou HCG é usada por atletas para minimizar alguns dos efeitos colaterais dos esteróides anabolizantes, manipular os níveis de testosterona para mascarar o uso de esteróides e construir músculos.
The Lowdown on HCG - A verdadeira finalidade do hormônio HCG é desenvolver o óvulo no ovário de uma mulher. Os testes de gravidez geralmente verificam os níveis de HCG da mulher. Por poder alterar os níveis de testosterona nos homens, o HCG foi proibido pelo Comitê Olímpico Internacional em 1987. Também foi proibido pela Agência Antidoping dos Estados Unidos. Numerosos atletas falharam nos testes de HCG. Por exemplo, em maio de 2010, o jogador de beisebol Manny Ramirez e o linebacker do Houston Texans, Brian Cushing, foram suspensos por usarem o HCG. O uso de esteróides é a maneira mais conhecida pela qual os atletas aumentam seus corpos. Mas os testes de drogas podem detectar a presença de testosterona sintética. Atletas usam HCG para estimular a produção natural de testosterona, que disfarça a presença de testosterona sintética de acordo com o "Journal of Endocrinology and Metabolism". Isso pode ajudar uma pessoa a vencer um teste de drogas.
O uso prolongado de esteróides perturba o equilíbrio hormonal do atleta e induz o corpo a interromper a produção de testosterona. Isso pode levar a testículos encolhidos e produção de espermatozóides deprimida. O pensamento é HCG pode reverter este efeito colateral indesejado e chutar iniciar a produção de testosterona do corpo. Segundo a Universidade de Washington, baixas doses de HCG podem ajudar a manter a produção de testosterona. Um estudo de caso de um fisiculturista que usa esteróides, publicado na edição de janeiro de 1998 do "Postgraduate Medical Journal", concluiu que o HCG restaurou sua produção de testosterona e espermatozóides.
O Mito do HCG
Alguns atletas usaram o HCG para aumentar artificialmente seus níveis de testosterona antes da competição. Eles acham que isso aumenta a força muscular e pode ajudar a melhorar seu desempenho. No entanto, de acordo com Andrew Kicman, do Centro de Controle de Drogas do King's College London, o aumento nos níveis de testosterona é mínimo comparado a outros métodos de doping e dura apenas alguns dias.