Uma convulsão é uma onda de atividade elétrica que ocorre de repente no cérebro. Dependendo do tipo de crise e do histórico de episódios no paciente, pode haver sinais sutis que a pessoa pode ter antes da crise ocorrer. Isso é mais difícil de dizer em crianças pequenas. De acordo com o Instituto Nacional de Distúrbios Neurológicos e Derrames, existem mais de 30 tipos de convulsões conhecidas, divididas em duas categorias: Convulsões focais e Convulsões generalizadas. Crises focais, também conhecidas como crises parciais, incluem aquelas em que a pessoa ainda está consciente, mas experimenta várias sensações durante a crise. Geralmente, convulsões generalizadas fazem com que a pessoa fique inconsciente e ele pode experimentar movimentos bruscos ou não se mover. Esses vários tipos de convulsões podem parecer diferentes, por isso é importante saber que tipo de criança ela tem e ser capaz de determinar quando está ocorrendo.
Preste atenção à inconsciência súbita na criança. Isso pode acontecer bem no meio de brincar sem nenhum aviso ou a criança pode parecer desorientada logo antes do início da crise.
Escute uma criança se ela de repente começar a chorar ou fizer um barulho incomum com ou sem um movimento incomum. Uma criança que grita sem ser capaz de se concentrar ao ser chamada ou consolada pode estar em uma convulsão ativa.
Verifique se há episódios em que a criança parece olhar para o espaço e não parece ouvir ou ver quando alguém está tentando chamar sua atenção. Este é um sinal de ausência de convulsão e normalmente dura apenas alguns segundos.
Monitore a criança em busca de qualquer mudança na força muscular - por exemplo, se ela cair de repente ou cair. Algumas convulsões fazem com que a pessoa perca todo o tônus muscular, chamado convulsões atônicas, em vez de se tornar rígida como em alguns tipos de convulsões.
Esteja alerta para qualquer enrijecimento súbito e episódios repuxantes no ambiente. criança. Este é um sinal de uma convulsão clássica "tônico-clônica".
Dica
Certifique-se de levar uma criança para ver seu pediatra o mais rápido possível se houver a possibilidade de que ele está experimentando convulsões. Testes para determinar os tipos de convulsões que ele pode estar tendo e qualquer tratamento médico disponível é muito importante e deve ser feito o mais cedo possível.
Advertências
Nunca cole nada na boca de uma criança se ela estiver grávida. em uma convulsão ativa. Ela não vai literalmente "engolir" sua língua, e qualquer coisa colocada na boca pode rapidamente se tornar um risco de asfixia.
Uma criança tendo uma primeira convulsão precisa de atenção médica imediata.
Ligue para o 911 imediatamente se a criança não recupera a consciência, começa a mostrar sinais de dificuldade para respirar (a pele fica azulada), atinge a cabeça durante a atividade convulsiva ou tem convulsões consecutivas.
, , ] ]