casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família

Sinais e Sintomas de Deficiência de Iodo em Crianças

O iodo é um elemento químico necessário para o bom funcionamento do corpo e do cérebro. Especificamente, o iodo é essencial para a produção do hormônio da tireóide. O corpo não faz iodo, portanto, é necessário que as crianças e as grávidas consumam iodo nas suas dietas para evitar o desenvolvimento de condições como hipotiroidismo, bócio e doenças relacionadas com a gravidez.

Causas

Crianças que são deficientes em iodo para não consumir iodo suficiente em suas dietas. A maioria dos produtos alimentícios nos Estados Unidos não rotula a quantidade de iodo na embalagem, dificultando, assim, avaliar quanto iodo a criança está consumindo. As crianças podem manter uma quantidade adequada de iodo usando sal iodado de mesa em suas dietas. Outras fontes comuns de iodo na dieta incluem pães, queijo, peixe de água salgada, leite de vaca, ovos, marisco, leite de soja, sorvete, molho de soja e iogurte. O Instituto de Medicina recomenda uma ingestão entre 110 e 130 mcg para crianças de até 12 meses de idade, 90 mcg para crianças entre 1 e 8 anos de idade e 120 mcg para crianças entre 9 e 13 anos. Bócio:

Bócio é o aumento da glândula tireóide como resultado da deficiência de iodo. O bócio continua a aumentar na tentativa de compensar a grande demanda do hormônio tireoidiano. Bócio aparece um crescimento na região do pescoço e pode conter nódulos. Crianças com bócio podem desenvolver sintomas de asfixia ou ter problemas para engolir e respirar.

Hipotireoidismo

O hipotireoidismo é uma condição definida pela incapacidade da glândula tireoide de produzir hormônios essenciais. O iodo é necessário para produzir hormônios da tireoide, portanto, uma deficiência de iodo pode levar ao hipotireoidismo. O hipotireoidismo raramente causa sintomas nos estágios iniciais, mas se não for tratado, pode causar uma série de condições de saúde potencialmente graves. De acordo com MayoClinic.com, sintomas associados com hipotireoidismo incluem fadiga, aumento da sensibilidade ao frio, constipação, um rosto inchado, voz rouca, nível elevado de colesterol no sangue, ganho de peso inexplicável, dores musculares, rigidez ou inchaço nas articulações, mais pesadas que menstruação normal Períodos, unhas e cabelo frágeis e depressão.

Gravidez doença relacionada

grávidas ou mães que amamentam que não recebem suficiente iodo em suas dietas podem experimentar aborto espontâneo, natimorto, parto prematuro e anomalias congênitas em seus bebês. As crianças podem mais tarde desenvolver problemas graves de desenvolvimento, como retardo mental e problemas de crescimento, audição e fala. De acordo com a American Thyroid Association, mesmo uma leve deficiência de iodo em mulheres grávidas pode estar associada à diminuição da inteligência em seus filhos.

Diagnóstico e Tratamento

A deficiência de iodo é medida como uma concentração média de iodo urinário de menos de 50 mcg por litro em uma população. Não há testes para determinar se as crianças têm iodo suficiente em seus corpos. A deficiência de iodo é tratada através da incorporação de fontes de iodo na dieta da criança ou tomando multivitaminas que contêm iodo.