As glândulas sudoríparas nas axilas permanecem pouco desenvolvidas até a puberdade, de modo que o odor corporal geralmente não ocorre em crianças. No entanto, pode haver uma variedade de condições que podem causar odor nas axilas em crianças. Se o banho frequente não resolver o odor axilar de uma criança, os pais devem contatar o pediatra de seu filho para investigar a causa subjacente.
Menu Malodoroso
Crianças que consomem alimentos mal cheirosos, como alho, cebola ou caril, podem desenvolver odor corporal quando estes alimentos cheirosos penetram nos poros. Em alguns casos, os hormônios usados no leite podem contribuir para um cheiro desagradável nas axilas em algumas crianças. Evitar alimentos oleosos e gordurosos ou alimentar seu filho apenas com leite orgânico sem hormônio pode eliminar o problema.
Diabetes
Cetonas, uma substância química que o corpo excreta quando quebra a gordura como energia, pode causar um efeito adocicado. inchaço nas axilas e odor corporal. O diabetes, um distúrbio metabólico que dificulta a decomposição do açúcar dos carboidratos em energia, pode fazer com que a criança excreta cetonas na urina e no suor. Crianças cujo suor ou hálito cheira frutado ou doce devem ser examinadas por um médico e testadas para diabetes.
Phenylketonuria
Crianças com fenilcetonúria (PKU), um distúrbio que causa a formação de fenilalanina no sangue, podem experimentar um odor desagradável nas axilas e no corpo, de acordo com os Manuais da Merck. Os testes de rastreio de rotina geralmente detectam a PKU ao nascimento e, desde que a criança consuma uma dieta livre de fenilalanina, ela terá um cheiro normal. Uma dieta restrita em fenilalanina envolve evitar carne, leite e outros alimentos que contenham proteínas. No entanto, se uma criança pequena com PKU começar a ingerir alimentos com fenilalanina, ela poderá desenvolver um cheiro corporal ruim. Este odor resulta porque o corpo não pode processar a fenilalanina e excreta-lo no suor e na urina da criança.
Puberdade Precoce
Quando as crianças desenvolvem sinais físicos e hormonais da puberdade em tenra idade, os pais podem notar odor nas axilas . Quando uma criança entra na puberdade, os hormônios estimulam glândulas na pele, inclusive nas axilas. Quando as bactérias na pele se misturam com o suor, o resultado é um odor desagradável, mesmo em crianças pequenas. O odor corporal não é o único problema - amadurecer cedo demais pode levar a uma altura menor do adulto e tensão emocional e constrangimento devido ao desenvolvimento das mamas e períodos precoces nas meninas ou aumento da libido sexual nos meninos. De acordo com a eMedicineHealth, os médicos geralmente usam medicamentos para tratar crianças com puberdade precoce.
Hiperidrose
Uma condição chamada hiperidrose pode contribuir para o odor das axilas em crianças. A hiperidrose é causada por glândulas sudoríparas hiperativas, e a International Hyperhidrosis Society estima que 9 milhões de pessoas nos Estados Unidos, incluindo muitas crianças e adolescentes, vivenciam a condição. Para crianças com hiperidrose, os médicos podem usar antitranspirantes ou injeções para reduzir o excesso de suor.