Crianças superdotadas podem apresentar um dilema para seus pais, professores e outros cuidadores. Alguns dos comportamentos das crianças superdotadas são semelhantes aos comportamentos de crianças com problemas como o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade e os casos leves da Síndrome de Asperger. De acordo com um excerto do livro "Misdiagnosis and Dual Diagnosis for Gifted Children and Adults", publicado no site da SENG, crianças superdotadas são frequentemente diagnosticadas com problemas de aprendizado ou comportamento e medicadas e tratadas por uma deficiência de aprendizado que não existe. É um fato que crianças superdotadas podem ser "difíceis". Também é verdade que os sintomas de distúrbios de aprendizagem geralmente são semelhantes aos sinais que indicam que uma criança pode ser dotada.
Sintomas para a idade de 2 anos
Um número de sinais durante os dois primeiros anos de vida pode indicar se o bebê é talentoso. Um sinal é a capacidade de reconhecer os cuidadores nos primeiros quatro meses. Outros sinais incluem: interesse em livros e prazer em ser lido; interesse em computadores; um alto nível de energia; e uma capacidade de formar duas frases de palavras em 14 meses. Aos dois anos, o seu filho pode ser dotado se reconhecer as letras do alfabeto, contar pelo menos 10, reconhecer cores específicas, exibir um longo período de atenção e gostar de quebra-cabeças.
Idade de 2 a 4.
Uma criança superdotada geralmente apresenta desenvolvimento de linguagem precoce e extensa aos quatro anos de idade e pode falar em sentenças gramaticalmente corretas. A capacidade de resolver um quebra-cabeça de 20 peças aos três anos de idade, uma imaginação vívida que pode incluir amigos imaginários, uma memória extraordinária, extrema curiosidade e capacidade de ler ou somar e subtrair por quatro anos são outros sinais de uma criança superdotada.
Sintomas
Muitos sinais exibidos por crianças superdotadas podem ser vistos como sintomas de uma deficiência de aprendizado ou comportamento. Por exemplo, a capacidade de obter informações rapidamente pode resultar em uma criança que está entediada, impaciente com crianças mais lentas e rebelde quando se trata de exercícios rotineiros e rotineiros em sala de aula. Uma criança que é criativa e inovadora pode ser vista como disruptiva e fora de sintonia com seus colegas. Caligrafia ruim, por exemplo, geralmente é um sinal de dificuldade de aprendizado, mas muitas crianças superdotadas que têm caligrafia ruim podem estar pensando mais rápido do que suas mãos estão colocando tudo no papel.
Considerações
diagnóstico adequado é essencial quando se trata de crianças que podem ser dotadas, especialmente se elas também exibem sinais de distúrbios de aprendizagem ou de comportamento. Os pais de crianças superdotadas muitas vezes optam por escolas particulares ou escolas caseiras, onde as crianças podem aprender com seus próprios passos rápidos. Ser talentoso pode ser uma maldição e também uma bênção. As crianças superdotadas são extraordinariamente intensas, frequentemente impacientes e notavelmente idealistas. Esses traços muitas vezes os colocam em conflito com outras crianças, colegas e pais. E às vezes levam a consequências trágicas. Como conclui o excerto do livro em SENG, "muitas de nossas mentes mais brilhantes e mais criativas não apenas não são reconhecidas, mas também recebem diagnósticos que indicam patologia".