Verdade Sobre Amígdalas
As amígdalas mudam de tamanho à medida que passamos pela vida. Como bebês e adultos, temos amígdalas relativamente pequenas e imperceptíveis. No entanto, nossas amígdalas ficam maiores entre as idades de 2 e 5. Em crianças nesta idade, as amígdalas podem até ser grandes o suficiente para se tocarem umas às outras. Embora isso possa parecer alarmante, não é necessariamente um problema, a menos que outros problemas estejam presentes. No entanto, observe que quando as amígdalas são particularmente grandes, elas podem obstruir as vias aéreas ou causar problemas de deglutição ou de sono. Distúrbios das amígdalas grandes com desenvolvimento normal daquelas que estão infectadas ou incomodadas de outra forma é uma habilidade importante, especialmente em pais cujos filhos têm entre 2 e 5 anos. Se você acha que pode haver um problema, procure por vermelhidão da tonsila, um revestimento branco ou amarelo ou bolhas na garganta. Fique atento à rouquidão ou dificuldade para respirar o seu filho, e verifique se há inchaço nas glândulas, febres, calafrios, perda de apetite ou anormalmente mau hálito. Peça a seus filhos que descrevam seus sintomas: problemas de barriga, dor de cabeça ou dor na garganta são todos sinais ruins.
Razões para tonsilectomias
Os médicos podem recomendar amigdalectomias por várias razões. Se o seu filho tiver amigdalite que não responda ao tratamento ou a antibióticos, o seu médico poderá dizer-lhe para fazer uma amigdalectomia. Se o seu filho receber repetidamente amigdalite, mesmo que desapareça, isso pode ser outro motivo para tirar as amígdalas. Se o seu filho tiver muitas dores de garganta recorrentes, isso pode ser outro motivo. Ou, se os problemas respiratórios ou nas vias aéreas se tornarem muito graves, isso também pode acarretar uma recomendação médica para amigdalectomia.
Tonsilas Saudáveis
Como os dentes do siso, muitas pessoas tiram suas amígdalas. No entanto, ao contrário dos dentes do siso, a maioria das pessoas não precisa e há precauções que você pode tomar para manter as amígdalas do seu filho saudáveis. Peça sempre aos seus filhos que lavem as mãos quando chegarem da escola, terminem de comer, espirrar ou tossir. Isso, juntamente com a prevenção do compartilhamento de pratos, xícaras ou utensílios entre as crianças, impedirá que eles tomem amigdalite de algum outro lugar. Não beije seu filho se tiver amigdalite ou permita que mais alguém o tenha (ou esteja doente) para beijá-lo.