Diabetes é uma doença grave que pode levar a outras condições graves, como doenças cardíacas e insuficiência renal. De acordo com o Departamento de Saúde Pública do Colorado, cerca de 13.000 novos casos de diabetes são diagnosticados em crianças todos os anos. Os pais e o médico devem estar cientes dos sintomas do diabetes em crianças para que possam ser diagnosticados precocemente e começar a receber o tratamento necessário.
Tipos de Diabetes
O diabetes tipo 1 ocorre porque o corpo faz muito pouco ou nenhum insulina. Cerca de 5% a 10% dos casos de diabetes são devidos ao diabetes tipo 1, contando crianças e adultos. A maioria dos casos de diabetes é do tipo 2. No diabetes tipo 2, o corpo não consegue produzir insulina suficiente ou não a usa adequadamente. O número de crianças com diabetes tipo 2 vem aumentando a cada ano, mas as crianças pequenas nem sempre apresentam os sintomas clássicos de diabetes.
Sinais de alerta
Os sintomas do diabetes tipo 1 incluem sede extrema, micção freqüente , alterações repentinas da visão, aumento do apetite, perda de peso, letargia, respiração pesada e hálito frutado, doce ou fermentado. O primeiro sinal que um pai pode reconhecer é estupor ou inconsciência. Teste irá revelar açúcar na urina. Diabetes tipo 2 tem os mesmos sintomas, juntamente com cicatrização lenta de feridas ou feridas, coceira, pressão alta e manchas aveludadas escuras de pele ao redor do pescoço ou axilas.
Diagnósticos errados
Frequentemente, crianças pequenas com diabetes não tem os sintomas clássicos. Menos de 1% de todas as crianças com diabetes são diagnosticadas antes dos primeiros aniversários, e menos de 2% são diagnosticadas antes dos 3 anos de idade, de acordo com um artigo publicado em janeiro /fevereiro de 1999 na revista "Pediatrics and Child Health". Não procure diabetes no tratamento de crianças com outros sintomas. As crianças pequenas podem ser tratadas por infecções respiratórias ou urinárias, por exemplo, e somente quando as crianças não respondem ao tratamento com antibióticos o médico começa a procurar por outras causas, como o diabetes.
Identificando o Diabetes em Crianças Pequenas
Os autores do artigo em "Pediatria e Saúde da Criança" recomendam que, se uma criança apresentar sintomas incomuns ou não responder ao tratamento, ela deve ser testada por exame de urina para descartar a presença de açúcar ou cetonas. na urina. Se o seu filho tiver sintomas que não respondem ao tratamento, peça ao seu médico que ele descarte o diabetes, mesmo que o diabetes não pareça ser um diagnóstico provável.