Se você ensinar adultos, verá que pode ser uma experiência muito diferente do ensino de crianças. A mesma abordagem não pode ser usada, embora você descubra que algumas das técnicas se sobrepõem. Você pode esperar que os adultos tragam grandes quantidades de conhecimento prévio para a sala de aula e que as crianças tragam seu entusiasmo e curiosidade sem limites.
Números
O número de alunos adultos aumentou nos últimos anos, mas continua muito menor do que o número de crianças matriculadas na escola. Mais de 19 milhões de estudantes frequentam faculdades de dois e quatro anos a partir de 2010, de acordo com o National Center for Education Statistics. Isso não inclui os alunos matriculados em escolas de formação profissional, classes GED e cursos de educação continuada. Em comparação, o Centro Nacional de Estatísticas da Educação relata que, a partir do outono de 2010, há quase 50 milhões de crianças matriculadas em escolas públicas. Crianças adicionais freqüentam escolas particulares e estudam em casa.
Instrução
A instrução para adultos deve abordar as metas que os alunos estão trabalhando para atender. Os alunos que estão aprendendo aplicativos de computador, por exemplo, aprenderão melhor se tiverem a oportunidade de praticar o aplicativo no contexto de seu ambiente de trabalho. Como instrutor, você precisa permitir que os alunos adultos saibam como cada objetivo de aprendizado os ajuda a atingir suas metas. Os adultos geralmente preferem ser autodirigidos. Você pode atuar como um facilitador da turma, oferecendo aos adultos maneiras de escolher como demonstrar seu novo conhecimento. As crianças muitas vezes olham para o professor em busca de orientação em sala de aula. Embora seja desejável ensinar as crianças a serem aprendizes autodirigidos, elas raramente entram em uma sala de aula como tal.
Ambiente de Aprendizagem
Um ambiente de aprendizado para adultos deve ser respeitoso com o tempo. Os adultos freqüentemente frequentam as aulas depois de trabalhar um dia ou uma semana inteira, e esperam que a aula comece e termine no horário. Os adultos também apreciam um ambiente de aprendizado confortável que oferece oportunidades de se levantar, tomar uma bebida ou fazer uma pausa. Os alunos adultos têm uma ampla gama de experiências de vida. Incentive os adultos a compartilhar essas experiências em sala de aula e discuta como elas são aplicáveis ao assunto em estudo. Ambientes de aprendizagem para crianças devem ser interessantes e estimulantes. Eles também devem ter um grau muito maior de estrutura do que os ambientes de aprendizagem para adultos. As crianças precisam ser explicitamente ensinadas a vir para a aula na hora certa, interagir adequadamente com os colegas e outras habilidades em sala de aula.
Motivação
Adultos e crianças têm uma motivação diferente para aprender. Os adultos abordam o aprendizado com um objetivo em mente. Os adultos muitas vezes se inscrevem para as aulas com o objetivo de progredir na carreira. Obter um diploma, aprender outra língua ou aprender computação é um meio para um fim. Até mesmo aulas de recreação, como costura, artes marciais ou arte, são frequentemente realizadas para atingir um objetivo pessoal. A aprendizagem geralmente não é obrigatória para os adultos, o que significa que eles deixam de lado as aulas que percebem como não ajudá-los a atingir seus objetivos. As crianças, especialmente quando são jovens, são motivadas a descobrir o mundo. Eles estão interessados em uma grande variedade de assuntos simplesmente porque a instrução aumenta seu conhecimento e satisfaz sua curiosidade. Mesmo que crianças mais velhas não sejam motivadas intrinsecamente, a escola é obrigatória e o aprendizado pode ser motivado pelo desejo de passar para o próximo nível ou para a graduação.
Sobreposição
Tanto crianças como adultos precisam sentir que o aprendizado é relevante para suas vidas, especialmente quando as crianças ficam mais velhas e entram no ensino médio e no ensino médio. Como os adultos, as crianças gostam de ter a oportunidade de discutir como uma lição é relevante para suas vidas - os professores que são capazes de ajudar adultos e crianças a verem essas conexões provavelmente terão muito sucesso. Crianças e adultos se beneficiarão de estratégias instrucionais que utilizam o aprendizado cooperativo e invocam algum grau de conhecimento prévio, embora os adultos tenham muito mais conhecimento para usar do que as crianças. Adultos e crianças aprenderão melhor quando estiverem envolvidos em aprendizado ativo e em grupos pequenos o suficiente para que os alunos recebam instruções individualizadas.