O dízimo e as ofertas de doação são importantes - e muitas vezes negligenciadas - disciplinas cristãs para ensinar seus filhos. A maioria dos pais que ensina aos filhos alguma coisa sobre dar dízimos e ofertas o faz simplesmente dando aos filhos dinheiro para colocar no prato da oferta. Enquanto isso dá às crianças a chance de participar em dar ofertas, elas realmente não ensinam o conceito de dar uma porção de seus próprios recursos ao Senhor para o trabalho da igreja.
Ensine seus filhos para colocar Deus em primeiro lugar em tudo. Defina o exemplo fazendo você mesmo. Quando seu filho entende que Deus quer ser uma parte importante de cada aspecto de suas vidas e que deve amar a Deus de todo o coração, a doação monetária torna-se uma extensão natural desse relacionamento, em vez de algo que ele acha que precisa fazer.
Forneça oportunidades para seus filhos ganharem seu próprio dinheiro. Para uma criança aprender a dar dízimos e ofertas, ele precisa ter dinheiro próprio para dar. Você pode fazer isso simplesmente dando uma mesada, mas é melhor - e reforça ainda mais o valor do dinheiro para o seu filho - se você lhe der algumas tarefas simples pelas quais ele pode ganhar sua mesada. li>
Ensine seu filho o que dízimos e ofertas são. Um dízimo é o primeiro décimo (10 por cento) da renda de uma pessoa, que os cristãos são ensinados a ser dado ao Senhor. Se o seu filho não tiver idade suficiente para entender frações ou porcentagens, considere pagar sua mesada em moedas e ensiná-lo a separá-las em grupos de dez, depois separe uma moeda de cada grupo. Ofertas são outros presentes que são dados além do dízimo. Eles podem ser para algo específico, como para uma visita missionária ou para arrecadação de fundos na igreja, ou podem simplesmente ser presentes dados à igreja ou programa da escola dominical para usar conforme necessário.
Ensinar seu filho como ser intencional sobre como ele lida com seu dinheiro. Uma das melhores maneiras de fazer isso é fazer com que ele use potes ou envelopes para separar o dinheiro que ele vai dar, o dinheiro que ele vai economizar e o dinheiro que vai gastar. Se desejar, você pode usar recipientes separados para um dízimo, que é um presente geralmente esperado daqueles que fazem parte de uma igreja e para ofertas, que são presentes acima e além do dízimo.
Louve seu filho quando ele dizimar e dá ofertas. Leia Atos 20:35 com seus filhos e explique o que significa quando Jesus disse: "É mais abençoado dar do que receber". Fale sobre o quanto todo mundo gosta de receber um presente e como as bênçãos da doação são ainda melhores. Ao fazê-lo, lembre-se de ensinar aos seus filhos que suas doações não devem se limitar aos dízimos e ofertas da igreja, mas que Deus também fica satisfeito quando damos para ajudar aqueles que estão em necessidade.
, , ] ]