Treinamento potty eficaz realizado na idade certa pode ter inúmeros benefícios na vida e personalidade de uma criança. De acordo com o Dr. Schmitt, professor de pediatria na Escola de Medicina da Universidade do Colorado e diretor médico da Encopresis-Enuresis Clinic, o treinamento eficaz potty ensina a criança uma importante habilidade de vida, bem como ajudar a moldar seu caráter. Feito corretamente, pode melhorar a autoconfiança do pequeno e conceder-lhe a independência que ela precisará mais tarde na vida. No entanto, o treinamento ruim pode funcionar de maneira oposta. Pode levar a vários problemas de longo prazo que podem ser difíceis de resolver.
Trauma
De acordo com Dr. Stavinoha, co-autor de "Stress Free Potty Training: Um Guia Comum para Encontrar a Abordagem Correta para o seu filho, "mau treinamento potty às vezes pode causar a criança grave trauma psicológico. Se os pais punirem seus filhos por não seguirem corretamente seu exemplo e por cometerem erros durante o treinamento, isso pode atrasar o processo e deixar problemas sérios para trás. Como a criança é especialmente frágil durante este período da sua vida, os pais devem garantir que a punição e a vergonha nunca façam parte da estratégia do treinamento. Dessa forma, a criança sairá do processo sentindo-se segura e confiante.
Inadequação
Às vezes, os pais têm expectativas tão altas durante o treinamento que a criança fica sobrecarregada. De acordo com a Academia Americana de Pediatria, os pais muitas vezes esperam concluir o treinamento do seu filho rapidamente e sem problemas, o que leva a que se tornem frustrados e impacientes quando o plano não dá certo. Como resultado, a criança pode sentir que está decepcionando seus pais ou ficar com a impressão de que é incapaz de fazer o que lhe é pedido. Isso pode levar a fortes sentimentos de inadequação que não apenas atrasam o processo, como podem levar a criança a se recusar a usar o penico, mas também são difíceis de se livrar no futuro.
Timidez
Falhas recorrentes, erros e atrasos também podem causar grande frustração nos pais e, como resultado, o sentimento de constrangimento e insegurança na criança. Quanto mais os pais ficarem frustrados e ficarem desapontados com o tempo que o processo leva, mais a criança pode se retirar e sentir-se envergonhada e tímida. De acordo com o Sistema de Saúde da Universidade de Michigan, os pais devem elogiar o filho o máximo que puderem, mesmo quando o treinamento estiver demorando mais do que esperavam inicialmente. Além disso, eles são aconselhados a nunca empurrar seu pequeno para sentar no penico, a menos que ela tenha expressado o desejo de e a menos que ela esteja pronta para isso. A falta de encorajamento, bem como a persistência extrema em nome dos pais, pode levar a criança a sentir-se insegura mais tarde na sua vida.
Medo
De acordo com Angela Oswalt, MSW, Natalie Staats Reiss, Ph. D., e Mark Dombeck, Ph.D., em MentalHelp.net, certos distúrbios físicos também podem resultar em problemas que ocorrem durante o treinamento potty, que, em seguida, pode ter efeitos psicológicos a longo prazo sobre a criança. Se o jovem experimenta dor durante o treinamento, acidentes e contratempos podem acontecer. Espera-se que os pais consigam enxergar esse tipo de atraso e ajudar o filho a relaxar e se sentir confortável usando o penico. Dessa forma, a criança se recuperará e possivelmente começará a se sentir mais à vontade. Se, no entanto, os pais fizerem com que seu filho se sinta pressionado ou estressado, isso pode causar ansiedade e até mesmo um forte medo do banheiro. Esses distúrbios emocionais podem sobrecarregar a criança mesmo durante a idade adulta.