Necessidades básicas
Às vezes, crianças desprivilegiadas carecem das necessidades básicas da vida, como comida, roupas e abrigo. Nesses casos, fornecer uma criança com roupas novas ou ajudar a família a proteger o abrigo e a alimentação ajuda muito a melhorar a vida da criança. Isso pode incluir fornecer o serviço por conta própria ou fornecer à família recursos e números de contato para agências que possam ajudar. Isso pode ser mais eficaz em famílias que sofrem uma perda súbita de trabalho ou outro evento que altera a vida e afeta a capacidade da família de atender às necessidades das crianças.
Oportunidades
Muitas crianças carentes sofrem com a falta de oportunidade. Isso pode incluir acesso a eventos sociais, exposição a eventos culturais ou falta de transporte para participar de atividades após a escola ou outros hobbies saudáveis. Para essas crianças, proporcionar acesso ou oferecer uma carona pode melhorar sua vida.
Algumas crianças carentes têm pouco tempo de qualidade com adultos importantes em suas vidas, seja porque ambos os pais estão trabalhando ou pais solteiros estão segurando dois empregos para fazer face às despesas. Para essas crianças, dar o seu tempo pode fazer a diferença em suas vidas. Isso inclui iniciar uma conversa, convidá-los para um lanche (com permissão dos pais, é claro) ou convidá-los para atividades familiares. Outras opções incluem o voluntariado através de uma organização reconhecida, como o Voluntário a pedido ou a Real Gift Foundation.
Fornecer trabalho - Fornecer a criança é velha o suficiente, a contratação de uma criança desprivilegiada para fazer biscates dá-lhes uma maneira de ganhe algum dinheiro para atender às suas necessidades e também pode aumentar a auto-estima. Proteja-se contra a contratação de crianças desfavorecidas para tarefas que sejam humilhantes ou desagradáveis para seus pares, pois isso pode causar constrangimento à criança e tornar-se a fonte de provocações e intimidações.
Como todas as crianças, crianças carentes têm diferentes necessidades. Tire algum tempo para conhecer a criança e avaliar suas necessidades. Enquanto alguém pode precisar de assistência com vida básica, outro pode estar morrendo por um novo par de sapatos ou um conjunto de novos livros para ler. Tire suas sugestões da criança e forneça o que a criança precisa, ou apreciará, e resista à vontade de dar à criança o que você acha que ela deveria ter.