Medo desnecessário
Os pais superprotetores sentem um medo esmagador e às vezes irracional quando se trata de seus filhos. Os pais que temem que o filho seja raptado no caminho para a escola ou que o filho caia e quebre um osso no parquinho local, muitas vezes reagem a essa ansiedade limitando desnecessariamente as atividades do filho. De acordo com a equipe da Copper Canyon Academy, um internato terapêutico para meninas, essa limitação pode resultar em perda de oportunidades de aprendizagem para a criança. O medo desnecessário pode acarretar também a criança. As crianças muitas vezes começam a temer o desconhecido, o que pode limitar seu desejo de tentar novas atividades ou mesmo fazer novos amigos.
Gratificação instantânea
Muitas crianças vivem em um mundo de gratificação instantânea. Em vez de deixar seu filho esperar por um aniversário para receber o videogame mais recente, os pais muitas vezes preenchem as necessidades de seus filhos imediatamente, em vez de atrasar a gratificação. Segundo o Dr. Sapadin, satisfazer as necessidades de uma criança no momento tem um impacto profundo no desenvolvimento dessa criança. Em vez de esperar pacientemente ou ganhar as alegrias da vida, as crianças começam a esperar que todos atendam às suas necessidades por elas. A idéia de gratificação instantânea costuma andar de mãos dadas com os pais constantemente entretendo seus filhos. Dr. Sapadin afirma que um pai que constantemente entretém uma criança entediada está montando a criança ou adolescente para uma vida adulta cheia de solidão e falta de imaginação.
Lidando com o desapontamento -
Lidando com o tédio, frustração e A mágoa emocional é uma parte natural do crescimento, segundo o Dr. Sapadin. Para evitar a inevitabilidade, muitos pais de helicópteros lutarão pelas batalhas de seus filhos por eles. Por exemplo, em vez de ajudar seu filho a aceitar uma nota ruim em um teste, o pai superprotetor confrontará o professor e exigirá que o professor ofereça ao filho uma chance de refazer o teste. Se as crianças não têm permissão para aprender com seus erros ou como lidar com retrocessos e fracassos na adolescência, elas não terão as habilidades necessárias para lidar com as questões maiores na vida adulta - questões que também surgem com maiores conseqüências. br> Self-Growth Review
Um dos principais papéis dos pais é preparar seus filhos para cuidar de si mesmos, em vez de realizar todas as tarefas para eles. Os pais de jovens adultos ainda estão atendendo às necessidades emocionais e financeiras de seus filhos, de acordo com o psicólogo Chris Meno, da Indiana University. É aceitável planejar todos os aspectos da vida de uma criança, mas esse mesmo nível de cuidado não é necessário quando a criança entra na adolescência e na idade adulta. Em vez disso, o Dr. Sapadin recomenda que os pais recuem e permitam que seus filhos resolvam problemas e situações por conta própria. Isso pode significar que você espera que um adolescente realize suas próprias tarefas ou que você espera que um filho adulto ajude a pagar pela universidade.