Pense nas demandas de seu filho por “Mais” durante o jantar ou nas afirmações de “Meu” quando pedir a ela que compartilhe como indicações positivas de que está desenvolvendo habilidades de pensamento abstrato. Ao passar de alimentos ou brinquedos de concreto para os conceitos abstratos de "mais" e "meu", seu filho está usando habilidades de pensamento abstrato que servirão a ela toda a sua vida. Seu trabalho é incentivar ainda mais de tal conceituação.
Modelando o pensamento abstrato
Falar em voz alta é uma maneira importante de ajudar seus filhos a desenvolver habilidades de pensamento abstrato. De acordo com um artigo de pesquisa de 2006 da Associação de Lesões Cerebrais do Estado de Nova York, amplas evidências mostram que expressar seu próprio processo de resolução de problemas ajuda seus filhos a aprender a pensar de forma mais abstrata. Por exemplo, quando seu filho soltar uma tigela de espaguete no chão, trabalhe em um cenário de solução de problemas em voz alta: “Se eu deixar essa bagunça no chão, alguém pode escorregar e se machucar. E germes podem crescer, deixando nosso ar sujo. Eu poderia pegá-lo com as minhas mãos, mas se eu usar uma toalha de papel, minhas mãos não ficarão tão sujas. ”Quando você usa palavras abstratas como“ mais ”e Conceitos “menos” e abstratos, como agrupar e classificar seu filho, naturalmente absorverão as lições sobre abstrações. Por exemplo, fale sobre classificar todos os utensílios com pontas afiadas em uma seção da gaveta da sua cozinha e aqueles com curvas em outra seção. Ou faça um jogo de pegar os brinquedos primeiro pegando os brinquedos azuis e depois mudando para outro conceito de classificação, como brinquedos com rostos ou brinquedos que você poderia usar para jogar.
Leitura e Dramatização
Quando fingir dirigir um ônibus, cuidar de um bebê ou lavar um carro de mentirinha, seu filho está usando linguagem e movimento para lidar com abstrações e realidade. Incentive o jogo dramático com uma caixa de figurinos e adereços, leia livros com seu filho todos os dias, especule sobre finais diferentes para livros ou programas de TV e ensine seu filho a jogar charadas usando fotos tiradas de uma revista de pessoas fazendo diferentes atividades.> Planejamento e reflexão de projetos
Embora você não possa confiar em seus filhos pequenos para planejar atividades para as férias de verão com quatro meses de antecedência, eles podem pensar sobre o que precisam fazer para a escola no dia seguinte ou o que fazer no sábado de manhã depois de tomar café da manhã. Fazer desse planejamento uma parte regular do seu dia ensina ao seu filho habilidades de pensamento e raciocínio. Passe algum tempo ouvindo os planos de seu filho, fazendo perguntas e incentivando o processo. Da mesma forma, faça perguntas e incentive a conversação após as atividades. Use perguntas abertas começando com "como" ou "por que" em vez de perguntas que podem ser respondidas com um simples "sim" ou "não".