casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família

Dicas sobre Crianças Colocando Lentes de Contato

As lentes de contato são recomendadas para algumas crianças para melhorar sua visão. Além de manter a higiene adequada, saber como inserir os contatos corretamente é importante para a visão e o conforto do seu filho. Colocar contatos pode ser um desafio para o seu filho até que ele tenha prática suficiente. Com algumas dicas e técnicas, o processo pode ser facilitado para pais e filhos.

Não pisque

Em "Os contatos são difíceis de serem colocados?" Gary Heiting, OD diz que se seu filho tem dificuldade em colocar em contato, pode ser porque ele está piscando bem antes da lente tocar o olho. A lente pode dobrar ou cair se ele piscar antes de entrar em contato com a córnea. Para remediar isso, Heiting recomenda praticar tocando a parte branca do olho sem piscar. Para fazer isso, seu filho deve primeiro lavar bem as mãos. Peça-lhe que olhe no espelho, abra bem os olhos e tente tocar a parte branca de um dos olhos com a ponta macia de um dedo, sem piscar. Ele deve manter o dedo no olho por um segundo ou dois antes de removê-lo. Depois de praticar por um tempo, seu filho pode achar mais fácil colocar seus contatos.

Fique Calmo

Manter a calma ajudará seu filho a colocar lentes de contato em seus olhos. Um artigo de 2009 do blog de saúde pediátrica Thrive, Children's Hospital Boston, oferece dicas para pais com filhos que precisam de contatos. O artigo menciona que, se você, como pai ou mãe, demonstra um comportamento nervoso ou ansioso durante a aplicação da lente de contato, seu filho perceberá isso e poderá resistir a colocar os contatos ou resistir a deixá-los colocá-los em seus olhos. Coloque seu filho de bom humor com brinquedos e jogue até que estejam prontos. Se você for colocar os contatos para ela, envolva seu filho no processo. Faça com que ela segure as lentes ou mantenha uma parte da pálpebra aberta enquanto segura a outra.

Teste para lentes invertidas

Uma lente de contato invertida será difícil de colocar e produzirá desconforto. O Instituto Cole Eye, da Cleveland Clinic, afirma que você pode treinar seu filho para identificar uma lente invertida por um dos dois métodos. A primeira é que ele coloque a lente no dedo indicador e examine as bordas. Se as bordas aparecerem retas ou enroladas, a lente estará na orientação correta. Se as bordas parecem incendiar ou ondular, a lente é invertida e deve ser virada do avesso. O segundo método envolve beliscar a lente entre dois dedos. Se a lente se enrolar e se dobrar, ela estará na posição correta. Se ele sair e grudar nos dedos, é de dentro para fora.