Se você é o pai não-detentor de uma criança menor, talvez se pergunte quais estratégias empregar para recuperar a custódia. No início, você deve entender que, a fim de recuperar a custódia da criança, você deve demonstrar ao tribunal que uma mudança material das circunstâncias ocorreu, garantindo uma alteração do acordo de custódia existente. Esse tipo de mudança deve ser tão significativo que não devolver a criança à sua custódia ameaçaria seus melhores interesses. Um exemplo de tal mudança pode ser uma situação na qual o atual pai /mãe responsável pela custódia desenvolveu um vício em drogas ou álcool.
Documentação:
Buscar um caso para recuperar a custódia da criança requer que você junte evidências suficientes para persuadir o tribunal de sua alegação de que o bem-estar da criança está em risco, de acordo com "Child Custody A to Z", de Guy J. White. O coração de tal evidência é a documentação, registros projetados para demonstrar que o guardião legal atual da criança está se comportando de uma maneira inconsistente com o bem estar, bem-estar, segurança e saúde do menor. Uma dica para recuperar a custódia dos filhos é ser o mais proativa possível. Um passo a ser dado a esse respeito é obter um estudo em casa antes mesmo de um tribunal pedir que você o faça. Um estudo em casa é uma avaliação conduzida por um profissional - normalmente um assistente social - não apenas de sua residência, mas de seu trabalho, saúde e situações sociais. Ao apresentar ao tribunal um estudo domiciliar completo e independente no início do processo, você transmite uma mensagem ao tribunal dizendo que você não apenas leva a sério os procedimentos, mas também fornece um ambiente saudável para a criança. Fazer tal apresentação ao tribunal é particularmente importante quando se tenta recuperar a custódia. Se você já perdeu a custódia de uma só vez, precisa convencer o tribunal de que suas próprias circunstâncias mudaram de maneira positiva.
Testemunhas de Jeová
Além da documentação e de um estudo em casa, você também quer fazer um resumo testemunhas para testemunhar em seu nome em uma audiência de custódia, de acordo com "Custódia de crianças de A a Z." As testemunhas podem incluir qualquer conselheiro ou outro profissional terapêutico que forneceu serviços para ajudá-lo depois que você perdeu a custódia inicialmente. Tal profissional pode explicar como você está agora em melhor posição para retomar a custódia de uma criança.
Representação Legal
Ao considerar sua estratégia geral para recuperar a custódia da criança, outra dica a considerar é a contratação de um advogado. Recuperar a guarda dos filhos representa uma questão legal complicada e complicada. Seus direitos e interesses provavelmente são melhor protegidos por meio de representação legal. A American Bar Association mantém um conjunto de recursos para pessoas como você que precisam de representação legal em questões de custódia. Os recursos incluem informações de contato para associações de advogados locais e estaduais, organizações que mantêm listas de advogados que representam clientes em diferentes áreas da lei.