casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família

Como impedir as crianças de lamber os dedos

Lamber ou chupar os dedos constantemente pode causar danos permanentes aos dentes, além de problemas de pele, de acordo com a Universidade de Chicago. E, embora se possa esperar lamber ocasionalmente em crianças muito pequenas, você realmente não quer que seus filhos se acostumem a fazê-lo. Quebrar o hábito pode ser complicado, mas não é impossível - e quanto mais cedo você começar, melhor.

Comece com um reforço positivo. Procure situações em que seu filho normalmente chuparia os dedos - como momentos de estresse ou quando estivesse com sono - e o elogiasse por não ter feito isso. Você pode precisar lembrá-lo gentilmente de parar de sugar e dizer "obrigado" ou outras palavras de encorajamento quando ele parar. Ao colocar ênfase no positivo, você mostrará a ele que não lamber é uma coisa boa e deixa a mamãe feliz.

Peça ao seu filho para lavar as mãos depois de manusear alimentos. As crianças podem lamber os dedos porque cheiram ou têm gosto de algo que gostam de comer. Isso pode se transformar em um hábito, por isso é melhor eliminar a tentação desde o início.

Envolva os dedos com uma bandagem adesiva. As chances são de que seu filho favoreça apenas um dedo ou dois - como o polegar ou o dedo indicador - então você só precisa adicionar uma bandagem nesses dedos. Como o seu filho pode estar lambendo os dedos sem nem perceber, o curativo servirá como lembrete - assim que ele colocar o dedo na boca e sentir a bandagem, ele tomará conhecimento da ação e a interromperá.

Dica

Enquanto muitos pais podem desaprovar a idéia, existem produtos químicos que você pode comprar na farmácia para ajudar a reduzir esse hábito. Estes tendem a ser amargos - mas não perigosos - produtos que você pode usar para cobrir as unhas ou esfregar a pele. A ideia é que o sabor é tão repulsivo que vai coibir o hábito de colocar as mãos e os dedos na boca. A Universidade de Chicago aponta que esta pode ser uma boa opção se o chupar ou chupar acontecer quando seu filho estiver dormindo e você não puder usar outros métodos para pará-lo.